Um dos primeiros computadores da Apple está novamente à venda. Dessa vez, o Apple-I está sendo leiloado em um site norte-americano – até agora o maior lance é de quase 215 mil dólares (cerca de 680 mil reais), mas a expectativa é de que o valor chegue a 700 mil dólares (aproximadamente 2,2 milhões de reais).
Quem estiver disposto a fazer apostas agora vai precisar desembolsar mais do que o lance atual – a aposta mínima é de cerca de 220 mil dólares (696 mil reais). Os interessados têm pouco menos de cinco horas para fazer lances.
O computador pertenceu à Adam Schoolsky em 1995 – ele é amigo do cofundador da Apple, Steve Wozniak, segundo informações do site Charitybuzz, que comanda o leilão.
O comprador também vai levar para casa manuais, publicidade, caixa e lista de preço originais do produto.
Há a possibilidade de entrega do Apple-I para cidades fora dos Estados Unidos. O custo de envio estimado é de cinco mil dólares (cerca de 15 mil reais).
Ainda de acordo com o portal, dos 200 primeiros computadores construídos na casa de Steve Jobs, menos de 60 ainda existem.
A autenticidade do Apple-I foi comprovada pelo historiador especialista em Apple, Corey Cohen. É possível solicitar uma cópia do relatório pelo e-mail apple1@charitybuzz.com.