Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Com avanço no pré-sal, Petrobras bate recorde de produção

Volume total produzido pela empresa no país cresceu 0,75% em 2016, ritmo suficiente para a empresa alcançar o maior nível já registrado

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 20h49 - Publicado em 11 jan 2017, 10h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Petrobras informou nesta quarta-feira que a produção média de petróleo da companhia no Brasil atingiu em 2016 recorde histórico anual, alcançando 2.144.256 barris por dia (bpd). O aumento foi de 0,75% em relação ao ano anterior.

    Segundo comunicado da companhia, a produção de petróleo no Brasil, que responde pela maior parte do volume produzido pela empresa, ficou em linha com a meta de 2,145 milhões bpd prevista para o período.

    “Pelo segundo ano consecutivo, a Petrobras cumpre o planejamento previsto, reforçando o compromisso com a previsibilidade de suas projeções”, declarou a empresa, em nota.

    O aumento em 2016 ocorreu na esteira do forte crescimento da produção do pré-sal. A média anual da produção operada pela empresa no pré-sal no ano passado atingiu a marca de 1,02 milhão barris de óleo por dia, alta de 33% na comparação com 2015.

    A produção total da companhia no país, incluindo o gás natural, somou 2,63 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed) em 2016, alta de 1% em relação a 2015 e também um novo recorde para a estatal.

    Continua após a publicidade

    “Os principais destaques para a expansão da produção, em 2016, foram o expressivo crescimento da produção no campo de Lula (áreas de Iracema Norte e Iracema Sul, com os FPSOs Cidade de Itaguaí e Cidade de Mangaratiba) e no campo de Sapinhoá (FPSO Cidade de Ilhabela), localizados no pré-sal da Bacia de Santos, além da área do Parque das Baleias (P-58), na porção capixaba da Bacia de Campos”, informou a empresa.

    Além disso, houve o início da operação de três sistemas de produção, sendo dois no campo de Lula (FPSO Cidade de Maricá e FPSO Cidade de Saquarema) e um em Lapa (FPSO Cidade de Caraguatatuba), localizados no pré-sal na Bacia de Santos.

    Dezembro

    A produção média mensal de petróleo da empresa no Brasil superou pela primeira vez a marca de 2,3 milhões de barris por dia, ficando 3% acima do recorde anterior, registrado em setembro de 2016. A produção no dia 28 de dezembro atingiu inéditos 2,4 milhões de barris de óleo/dia.

    Continua após a publicidade

    A produção de petróleo e gás natural no Brasil, em dezembro, foi de 2,82 milhões de barris de óleo equivalente (boed), 3% maior do que a registrada em novembro de 2016 e 6% maior do que a de dezembro do ano anterior.

    No exterior, a produção média de petróleo em dezembro foi de 61 mil bpd, e a produção média de gás natural somou 10,3 milhões metros cúbicos/dia. Com isso, foram produzidos no mês 122 mil boed.

    Consolidando as produções de petróleo e gás no Brasil e no exterior, a produção em dezembro de 2016 foi de 2,94 milhões boed e também se constituiu como novo recorde mensal. Em novembro, a estatal havia produzido ao todo 2,86 milhões boed. Em dezembro de 2015, a produção da companhia totalizou 2,85 milhões boed.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.