Para o CEO da Apple, Tim Cook, a disseminação de notícias falsas online “é um dos principais problemas de informação na atualidade“. Em entrevista ao programa de TV britânico Good Morning Britain, nesta quinta-feira, o executivo disse acreditar que a indústria das notícias falsas “não é algo que tenha uma solução simples”.
“Temos de dar ferramentas ao consumidor para que ele nos ajude com isso e temos de filtrar parte delas [notícias falsas] antes que cheguem aos leitores, sem perder a grande abertura da internet”, acrescentou.
O crescimento no volume de notícias falsas ganhou força nos Estados Unidos a partir da eleição americana de 2016, quando muita gente especulou que a circulação de informações sem fundamento influenciou os resultados eleitorais. Um estudo da universidade de Stanford mostrou que matérias fabricadas para favorecer o então candidato republicano Donald Trump foram compartilhadas mais de 30 milhões de vezes nas redes sociais.
O Facebook recebeu inúmeras críticas sobre não fazer o suficiente para evitar que notícias falsas surgissem e fossem republicadas em sua plataforma. Em resposta, a empresa de Mark Zuckerberg criou medidas para tentar resolver o problema.
Aqui no Brasil não é diferente, diversos portais publicam histórias falsas que podem aparecer em mídias sociais e se popularizar, fazendo com que esses sites faturem milhares de dólares. Elaborados com títulos picantes, os conteúdos se espalham pela internet com velocidade supersônica a partir de sites que imitam a aparência e a linguagem do jornalismo profissional. O conservador Pensa Brasil, por exemplo, tem 2 milhões de acessos diários e faturamento na casa dos 100. 000 dólares (cerca de 328.000 reais) em 2015.
Confira, abaixo, o depoimento de Cook sobre a indústria de notícias falsas: