O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anuncia nesta quarta-feira, 8, obras no valor de 18,3 bilhões de reais do novo PAC. Entre elas estão ações de prevenção a desastres naturais e contenção de encostas.
Os recursos para obras de prevenção de desastres naturais representam 1,7 bilhão de reais, cerca de 9,2% do total a ser anunciado. Ao todo, 91 cidades vão receber as construções para contenção de encostas. O maior montante liberado é para renovação de frota: 10 bilhões de reais.
O Palácio do Planalto afirmou que todas as propostas enviadas pelo Rio Grande do Sul foram contempladas. As construções serão em municípios críticos nas áreas de risco alto ou muito alto. O anúncio ocorre em meio às chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, que afetam mais de 300 cidades e deixaram 95 mortos.
As obras do programa serão voltadas para Abastecimento de Água – Rural; Periferia Viva – Urbanização de Favelas; Prevenção a Desastres Naturais: Contenção de Encostas; Regularização Fundiária; e Renovação de Frota. “As seleções priorizam a melhoria na qualidade de vida no campo e nas cidades e levam em conta a superação de cenários adversos da emergência climática para oferecer melhores condições de vida para a população e contribuir para a redução das desigualdades regionais”, disse o Planalto.
O governo não divulgou quais são as obras contempladas, o prazo para a entrega e as cidades que receberão os recursos.