Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Os preparativos do varejo para turbinar as vendas na Black Friday

Pesquisa mostra que 70% do mercado varejista espera vender mais em novembro e já começou a negociar com fornecedores

Por Leticia Yamakami 23 set 2024, 18h08
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Com a aproximação da “Black Friday”, que deixou de se limitar a uma única sexta-feira de descontos em novembro e passou a se estender por todo o mês, a distribuidora brasileira de tecnologia Rcell colheu dados que mostram o otimismo entre os principais varejistas regionais de 13 estados do país e as estratégias para garantir os bons resultados. Os principais resultados apontam para uma expectativa no aumento no ticket médio e no volume total de vendas para o ano de 2024. Segundo a pesquisa, 70% dos varejistas entrevistados esperam um aumento em seu faturamento neste ano em comparação a 2023, ano que registrou a maior venda em unidades da história.

    O estudo informa que, para 75% dos varejistas, o planejamento dos descontos da Black November inicia-se tempos antes. Os comerciantes se preparam para o aumento da demanda de seus produtos ao começar as negociações com seus fornecedores com dois meses de antecedência, a fim de garantir um estoque adequado. Além disso, as estratégias que mais adotam para engajar mais clientes e impulsionar as vendas são o uso de e-mail marketing, WhatsApp para comunicação e envio de promoções e telemarketing ativo.

    73% dos respondentes têm priorizado a comunicação com o público, buscando informar os consumidores com clareza acerca dos tipos de produtos em oferta, informações sobre eles e condições de pagamento. Também há em cena investimentos em tecnologia para a melhora da navegação em sites e aplicativos de vendas e a adoção de melhoras com base no feedback dos clientes. Para o CMO da Rcell Alexandre Della Volpe Elias, a Black November deste ano é a oportunidade para que os varejistas brasileiros reforcem as suas marcas no mercado e garantam a confiança do cliente. “Essas preocupações mostram o esforço em criar uma experiência de compra cada vez mais alinhada às necessidades e desejos do público”, afirma.

    A distribuidora também analisou o perfil dos consumidores no evento anual de promoções. 57% são mulheres de até 44 anos, consolidando o público feminino como decisor de compra. Os dados também englobam a escolha do público em relação aos tipos de varejo. 64% optam por varejos que oferecem os melhores preços, 28% pelos que contam com entrega grátis, 25% optam pela disponibilidade, 17% pelo parcelamento e 16% pela facilidade de comparar os produtos. Os principais motivos que incentivam os respondentes a comprar novos itens são a troca de produtos quebrados ou antigos e compra de produtos por recomendação.

    De acordo com um segundo levantamento, desta vez da NielsenIQ GfK Brasil, a Black November de 2024 tende a seguir os altos números de faturamento de outros picos de vendas durante o ano, como o Saldão de Janeiro, a Semana do Consumidor e Dia das Mães. Um aspecto que se destaca é a influência do evento climático La Niña durante o ano, aumentando a procura por produtos como cafeteira, lava e seca, secador de cabelo e produtos relacionados à praticidade em dias frios. A categoria que também tende a manter um bom resultado é a de refrigeradores, com aumento de 15% na demanda.

    Continua após a publicidade

    Outro apontamento importante é a relevância e a eficiência do canal online para o varejo. Ao longo do ano, cerca de 25% das jornadas são totalmente físicas, mas, na Black November, a percentagem cai para 22%. 80% dos entrevistados afirmam que o ticket médio das compras que recebem varia de 500 reais a 1.500 reais e, para crescer esse número, os comerciantes apostam em veículos digitais como as redes sociais. Por isso, as promoções também são focadas em smartphones, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e informática.

    O investimento em estratégias de marketing digital, juntamente com a atenção à experiência do cliente, destaca-se como um diferencial para os varejistas que buscam destaque nesse período competitivo. O CMO da Rcell reforça que, mesmo assim, ajustar as ofertas para o cenário de novas demandas dos consumidores se mostra ainda mais vantajoso para a maximização de vendas. Assim, a Black November se estabelece não apenas como um evento lucrativo, mas um evento alinhado às tendências emergentes. “A combinação entre as estratégias e a antecipação dos novos comportamentos de consumo pode garantir resultados muito mais expressivos”, comenta Elias.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.