Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Os motivos para o ‘rali’ do Ibovespa, segundo a Cardinal Partners

O principal indicador da B3 só precisa de uma coisa: que a percepção de risco nos Estados Unidos siga se acomodando, diz Marcelo Audi

Por Juliana Machado 22 ago 2024, 13h04
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Primeira etapa do Rali Dakar 2017, entre Assunção, Paraguai e Resistência, na Argentina - 02/01/2017
    Ibovespa passa hoje por uma pequena correção, mas isso não muda as altas chances de o índice seguir acelerando (Dan Istitene/Getty Images)

    Depois de encerrar ontem em novo recorde, o Ibovespa passa hoje por uma pequena correção, mas isso não muda as altas chances de o índice seguir em ritmo positivo. O principal indicador da B3 só precisa de uma coisa: que a percepção de risco nos Estados Unidos siga se acomodando, com juros baixos na maior economia do mundo, segundo Marcelo Audi, gestor da Cardinal Partners.

    Publicidade

    “O catalisador fundamental é a redução dos rendimentos dos títulos do Tesouro americano, as US Treasury yields, refletindo a altíssima probabilidade do começo de corte de juro pelo Fed [Federal Reserve, o banco central americano] em setembro”, diz o gestor. “O [contrato] de 10 anos veio de cerca de 4,5% em abril e maio para 3,8% atualmente.”

    Publicidade

    A redução dos chamados “yields” dos títulos do governo dos Estados Unidos indica que a percepção de risco está menor, já que os investidores estão cobrando menos para emprestar recursos ao governo. Com taxas menores, o fluxo de recursos muda globalmente, com maior procura por ativos de maior risco, caso das moedas e bolsas emergentes.

    “Historicamente, o afrouxamento monetário pelo Fed tem um impacto assimetricamente positivo no Ibovespa e ações de países emergentes: alta forte se for um ‘soft landing’ [contração suave] na economia americana; queda moderada se for ‘hard landing’, ou recessão”, afirma Audi. “Esta variável é, e continuará a ser, de longe o fator mais importante para ações brasileiras nos próximos 12 meses.”

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    A leitura da Cardinal Partners, diante desse cenário, é de que o ambiente é bastante positivo para ações domésticas, sobretudo considerando que as empresas brasileiras listadas estão “num ciclo de alta robusta de lucro a partir de 2024”, com crescimento de mais de 41% de lucro acumulado na carteira do fundo de ações da gestora.

    Por volta das 12h50, o Ibovespa operava em queda de 0,94%, aos 135.176 pontos, em linha com o desempenho das bolsas americanas. A máxima histórica do índice no fechamento está em 136.463 pontos, nível marcado no pregão de ontem.

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.