Na esteira do Dia Internacional da Mulher celebrado nesta quarta-feira, a Nike se prepara para lançar um de seus produtos mais inusitados dos últimos tempos: o hijab (tradicional vestimenta islâmica que cobre a cabeça das mulheres) de alta performance. O “Pro Hijab”, produto voltado a atletas muçulmanas, chegará às lojas apenas em 2018, segundo informações de diversos jornais estrangeiros, como o The Guardian.
O hijab da Nike, que virá em cores neutras, está sendo desenvolvimento há um ano e foi testado por atletas de elite como a patinadora artística Zahra Lari, dos Emirados Árabes Unidos.
Ela espera estrear seu figurino nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, em em Pyeongchang, na Coréia do Sul, e já postou fotos vestindo o “Pro hijab” em sua página Instagram. “Não posso acreditar que isso está finalmente aqui!”, escreveu.
Atletas muçulmanas nunca tiveram um véu especialmente voltado para o esporte e sempre tiveram de recorrer ao hijab tradicional, pesado e impróprio por reterem muito calor.
Na Olimpíada do Rio-2016, uma foto de Doaa Elghobashy, atleta egípcia do vôlei de praia disputando uma bola com a alemã Kira Walkenhorst rodou o mundo como exemplo de contraste cultural no esporte.