Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Não sou vítima, diz modelo de polêmica campanha da Dove

Na campanha, a modelo tira uma camiseta cor de pele revelando-se uma mulher branca. Internautas viram racismo e pediram o boicote da marca

Por Da redação
Atualizado em 10 out 2017, 19h46 - Publicado em 10 out 2017, 18h33
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A modelo Lola Ogunyemi, que aparece em uma polêmica campanha da Dove, diz que não é vítima e que o vídeo foi mal interpretado. A campanha foi retirada do ar após acusações de racismo, obrigando a empresa a se desculpar pelo episódio.

    Publicidade

    Em artigo publicado no jornal The Guardian, Lola afirma que seria a primeira pessoa a recusar o trabalho se fosse retratada de forma inferior às outras modelos. “Eu teria sido a primeira a dizer um ‘não’ enfático, pois iria contra tudo que represento.”

    Publicidade

    Em um vídeo de treze segundos, Lola aparece tirando uma camiseta cor de pele revelando-se uma mulher branca. Internautas chegaram a pedir o boicote da marca com a hashtag #BoycottDove nas redes sociais.

    Continua após a publicidade

    A modelo negra conta que sua experiência durante a filmagem da campanha foi muito positiva. “Tive uma experiência maravilhosa no set. Todas as mulheres na filmagem entenderam o conceito e o objetivo geral, que era usar nossas diferenças para destacar o fato de que toda pele merece delicadeza.”

    Publicidade

    Lola disse concordar com o pedido de desculpas de Dove, mas afirmou que a marca poderia ter defendido seu ponto de vista criativo e a decisão de incluir uma modelo ‘de pele inequivocadamente negra’ na campanha.

    “Eu não sou apenas uma vítima silenciosa de uma campanha de beleza. Eu sou forte, sou bela e não serei apagada”, escreveu a modelo de origem nigeriana, nascida em Londres e criada em Atlanta.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    No artigo, ela deixou claro que não gostou de ver seu rosto associado a uma campanha racista. ‘Se você coloca ‘anúncio racista’ no Google agora mesmo, o primeiro resultado que aparecer vai ser uma foto do meu rosto. Eu estava empolgada em fazer parte de um comercial que promove a força e a beleza da minha raça. Ir contra esse conceito foi perturbador.”

    Publicidade

    Lola conta que sabe que a indústria de beleza alimentou esse padrão de beleza baseado em pessoas de peles mais claras, mestiças ou brancas. Mas que estava feliz por representar ‘as irmãs de pele negra em uma marca de alcance global’. ‘Parecia a forma perfeita para lembrar o mundo de que estamos aqui, de que somos bonitas e, mais importante, que temos valor.’

    Continua após a publicidade
    Campanha da Dove acusada de racismo
    Campanha da Dove acusada de racismo (Reprodução/Twitter)
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.