Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Multilaser investe R$ 150 mi para ampliar produção e presença no exterior

Com expansão de fábricas, empresa mira mercado de produtos para pets e quer ampliar exportações para as Américas

Por Felipe Mendes Atualizado em 13 out 2021, 11h49 - Publicado em 12 out 2021, 17h31
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Disseminada no mundo dos investimentos, a estratégia de diversificação de apostas é recomendada tanto para iniciantes como para verdadeiros experts das finanças. O conceito é, basicamente, distribuir a renda por diversas classes de ativos, diminuindo assim a exposição aos riscos de um único ou de poucos aportes. Nos negócios, nem sempre essa estratégia é a mais recomendada. Muitos gurus empresariais defendem que as empresas se foquem em poucas ofertas, e fiquem voltadas ao seu negócio principal.

    A fabricante de eletroeletrônicos Multilaser é um exemplo de empresa que prefere atuar em diversas frentes. Produz e comercializa, por exemplo, de robôs aspiradores a laptops e aparelhos televisores, passando por inaladores, oxímetros, e produtos para crianças e para animais de estimação. Recém-chegada à bolsa de valores de São Paulo, a B3, a companhia é vista por investidores e casas de análises como um exemplo de ‘resiliência’ a momentos de dificuldades. Em sua abertura de seu capital, em julho, a Multilaser captou 1,9 bilhão de reais e teve seu valor de mercado avaliado em pouco mais de 9 bilhões de reais.

    Para aproveitar a injeção de capital, ela acaba de anunciar que irá investir 150 milhões de reais para ampliar a capacidade de produção de suas fábricas, em Extrema (MG) e Manaus (AM). Na cidade mineira, serão investidos cerca de 100 milhões de reais para a ampliação de seu galpão logístico e de seu parque fabril — o aporte permitirá a fabricação de eletroportáteis e de produtos da Expet, fabricante de produtos para animais de estimação. Já o restante dos recursos serão empregados em Manaus, em um novo espaço para produção de câmeras de segurança e televisores. O plano de investimentos, que se inicia agora, terá duração até o terceiro trimestre de 2022.

    Uma das principais apostas da empresa será ganhar terreno no mercado pet. Para isso, a companhia arrematou, em agosto, a fabricante Expet, por valor estimado de 8,6 milhões de reais. Recentemente, a Multilaser também criou a marca Mimo, que comercializa brinquedos, coleiras e tapetes higiênicos para os animais de estimação. “Não faria sentido usarmos a marca Multilaser nesse mercado, já que está voltada mais para produtos de escritório, ligados ao trabalho”, diz Alexandre Ostrowiecki, CEO da empresa. “Com a pandemia, as pessoas ficaram mais em casa, algumas trabalhando de forma remota, e dedicaram mais tempo aos pets. Vamos usar esse investimento para triplicar a produção da Expet.”

    Nessa linha, de nichos que despertaram mais atenção com o distanciamento social forçado, a empresa também adquiriu a Wellness, de equipamentos e acessórios fitness, para auxiliar os exercícios físicos daqueles que se distanciaram das academias.

    Continua após a publicidade

    Com faturamento de cerca de 3 bilhões de reais, 4 mil funcionários e mais de 5 mil produtos no catálogo, a Multilaser quer também desbravar novas fronteiras. Depois de estruturar uma rede de revendedores em países como Argentina, Bolívia, Chile, Espanha, Paraguai, Portugal e Uruguai (onde tem um centro de distribuição), a empresa procura representantes na América Central e América do Norte.

    Ostrowiecki, no entanto, afirma que tudo é feito com os “pés no chão” e cita o avanço do dólar como fator crucial para apostar na exportação. “Estamos começando a internacionalização da empresa aos poucos. O aumento do dólar barateou os produtos nacionais, mas deixou o frete internacional mais caro. Um contêiner da China que custava cerca de 1 mil dólares, hoje está custando 12 mil dólares. Isso acaba incentivando a indústria local a exportar mais”, diz. “Vamos aproveitar essa brecha para ampliar a produção no Brasil e abastecer os países vizinhos.”

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.