Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

MP investiga suposto vazamento de dados de clientes do Banco Inter

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) abriu inquérito para apurar o caso

Por Reuters 10 Maio 2018, 20h43
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) abriu inquérito para investigar o suposto vazamento de dados pessoais de clientes do Banco Inter, segundo documentos obtidos com exclusividade pela agência Reuters. O MP afirmou estar de posse de “arquivos que supostamente contém informações pessoais dos clientes do Banco Inter”.

    Publicidade

    Na semana passada, quatro dias após a unit da instituição ter estreado na bolsa de valores, o blog TecMundo publicou que dados de clientes do banco haviam vazado. A instituição, porém, disse que foi vítima de tentativa de extorsão e que constatou que não houve comprometimento da segurança no ambiente externo e nem dano à sua estrutura tecnológica.

    Publicidade

    Na sexta-feira passada (4) o MP enviou ofício ao banco requisitando informações sobre o incidente. A empresa deve informar se foi realmente constatado algum tipo de incidente de segurança relacionado à base de dados, sua natureza e as medidas que foram tomadas, além de quantos clientes ou colaboradores foram afetados.

    O MP vai enviar ofícios para o Banco Central (BC) e para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) informando a instauração da apuração.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Para o promotor de Justiça Frederico Meinberg, coordenador da CVM, “o Ministério Público entende que vazamento de dados envolvendo companhias abertas configura fato relevante capaz de influir de modo ponderável na cotação dos valores mobiliários”.

    O MPDFT informa que o valor exigido não foi revelado e que o hacker pode ter colocado cheques, documentos, transações, e-mails, informações pessoais, chaves de segurança e senhas de 300 mil pessoas em um arquivo criptografado de 40 GB.

    Publicidade

    Em nota enviada à VEJA, o Banco Inter reiterou a informação de que “não houve comprometimento da estrutura de segurança do banco”.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.