Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Montadoras dão férias coletivas a funcionários após produção cair

Segundo sindicatos, as unidades de São Caetano do Sul e de São José dos campos tiveram produção suspensa

Por Da redação
15 fev 2017, 16h49
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Após queda na produção de veículos em 2016, várias montadoras decidiram colocar parte de seus funcionários em férias coletivas. A General Motors (GM) vai suspender as atividades para cerca de 8.200 trabalhadores do setor de manufatura da unidade de São Caetano do Sul  entre os dias 7 e 26 de março. As informações são do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul, que representa a categoria.

    Cerca de 2.200 trabalhadores da empresa em São José dos Campos, da linha de produção da S10 e da Trailblazer, também estão parados desde o último dia 13 e permanecerão em férias até 2 de março, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos.

    De acordo com o sindicato, a montadora disse, em reunião no último dia 8, que um dos motivos para a suspensão das atividades foi o cancelamento da exportação de 15.000 unidades da S10 para o México.

    Na Ford, cerca de um terço dos trabalhadores de Taubaté, no interior de São Paulo ficarão parados entre os dias 1 e 10 de março, com retorno previsto para 13 de março. A unidade, que fabrica motores e transmissores, conta com aproximadamente 1.500 funcionários. A empresa vai conceder  também 21 dias de férias coletivas para cerca de 3.000 trabalhadores da fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Eles ficarão em casa de 6 a 31 de março.

    A produção de veículos caiu 11,2% em 2016 em relação ao ano anterior, a 2.050.321 unidades, segundo a Associação Nacional dos. Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A Ford teve queda de 30,5% no período, para  164.552 unidades, e a GM, de 8%, para 304.564. Porém, em janeiro de 2017, a Ford produziu 19,2% a mais que no mesmo mês do ano passado ( 12.591 unidades), enquanto a GM teve queda de 3% (24.329).

    Procurada pela reportagem de VEJA, a GM não confirmou nem o período nem o número de funcionários afetados, e disse apenas que faz ajustes na produção. Sobre o cancelamento das vendas para o México, a empresa diz que não reconhece a veracidade das informações atribuídas a ela. A Ford disse em nota que o motivo da paralisação das atividades é a necessidade de ajustar à demanda do mercado.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.