Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Meirelles vê chance real de reforma da Previdência ser aprovada

"A Previdência do Brasil é um ponto fora da curva do ponto de vista mundial", disse o ministro da Fazenda

Por Da Redação
26 ago 2017, 19h52
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Apesar das dificuldades, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse neste sábado que a possibilidade de aprovação da reforma da Previdência é algo “real”.

    “A trajetória do gasto com a Previdência é insustentável”, disse Meirelles em congresso internacional de mercado financeiro, realizado em Campos do Jordão (SP). Ele ainda reforçou que é do interesse do país, dos parlamentares e dos eleitores que a reforma seja aprovada, visto que, se nada for feito, ela irá ocupar, dia a dia, um espaço maior do orçamento.

    “A Previdência do Brasil é um ponto fora da curva do ponto de vista mundial. O gasto com Previdência no Brasil é de 13% do PIB [Produto Interno Bruto], maior do que o de países como o Japão”, afirmou.

    Com o crescimento do espaço da Previdência no orçamento, se nenhuma reforma for realizada, o teto dos gastos não poderá ser cumprido. O ministro mostrou que sem essa aprovação, sobraria 20% do orçamento para todos os gastos.

    A respeito da discussão sobre possível esvaziamento da reforma da Previdência, o ministro disse que, idealmente, o texto a ser aprovado será o mesmo que passou na Comissão Especial. “Claro que existem medidas compensatórias”, frisou, lembrando que o melhor é que a mudança seja constitucional, já que dessa forma será mais difícil de haver alteração futura.

    Continua após a publicidade

    Plano B

    Meirelles afirmou que o governo não pode começar a falar em um plano B para a Previdência antes da votação da reforma no Congresso. “O momento em que se terminar a votação é o momento que vamos olhar esta questão, o resultado, se há necessidade ou não de algum ajuste”.

    Em diversos momentos em seu discurso, o ministro frisou que há chances reais de o texto ser aprovado pelos parlamentares. Uma das principais dúvidas dos participantes do evento, e que foi passada ao ministro quando ele chegou em Campos do Jordão, é sobre a viabilidade da aprovação da reforma.

    Para ele, se a reforma for deixada para o próximo governo, não será um desafio positivo para o novo presidente da República. “As perspectivas para o próximo governo ficam muito melhores com a reforma aprovada”, disse Meirelles, ressaltando que o ideal é que o texto receba o aval do Congresso em um momento de recuperação da economia.

    Continua após a publicidade

    O ministro ressaltou também que o texto da Previdência aprovado na Comissão Especial gera 75% dos benefícios fiscais da proposta original do governo. O ideal, disse ele, é que o texto que for votado na Câmara mantenha este mesmo porcentual. “Ainda está em um nível bastante razoável”. Segundo Meirelles, o governo vai defender esta proposta de reforma da Previdência até o fim.

    Se forem necessárias outras medidas complementares, caso haja esvaziamento do texto, o ministro disse que o governo vai analisar, mas somente depois da votação. “Não acho positivo e recomendável a gente começar a discutir hipóteses. Temos que dar uma mensagem muito clara: não se deve diminuir os benefícios fiscais gerados pela reforma”.

    Na apresentação para os investidores e gestores, Meirelles citou que a aprovação da reforma da Previdência e de outras medidas pode fazer o PIB do Brasil crescer na casa dos 4,5% na próxima década, considerando o cenário otimista.

    Continua após a publicidade

    No caso do PIB per capita, sem reformas, a expansão ficaria em 1,3% na próxima década e, com as reformas, em 3,1%. “É interesse de todos que essas reformas fundamentais e necessárias para o Brasil crescer mais sejam aprovadas agora”, declarou o ministro.

    (Com Estadão Conteúdo)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.