Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Marca queridinha de fashionistas encalha nas lojas

Francesa Vetements foi a marca do momento há alguns anos, mas enfrenta queda brusca nas vendas. Preço alto é o culpado, apontam especialistas

Por Estadão Conteúdo 1 abr 2018, 13h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • As vendas da marca francesa Vetements, que há alguns anos ganhou status de cult e conquistou uma legião instantânea de fãs, não param de cair, de acordo com apuração do site Highsnobiety, especializado em moda. “Do ponto de vista do varejo, a Vetements está morta”, afirmou um buyer (profissional que define o que será vendido em multimarcas) anônimo.

    “Nas últimas duas estações, ninguém está nem olhando para a grife. As vendas tiveram uma queda dramática, chegando ao ponto de vermos peças em outlets com descontos de 60 a 70%”, falou ele à publicação.

    Outros buyers endossaram a afirmação, dizendo que os preços das roupas da Vetements são altos demais para a qualidade que oferecem. “Os clientes têm preferido comprar Balenciaga, que oferece looks parecidos por um valor menor e qualidade maior”, escreveu o Highsnobiety. Desde 2015, a Balenciaga tem como diretor criativo o estilista georgiano Demna Gvasaglia, que é também o nome por trás da Vetements.

    Criada em 2009 por Gvasaglia, a etiqueta ganhou status de “grife do momento” e conquistou uma série de admiradores ao redor do mundo – incluindo estrelas como Kendall Jenner, Rihanna e Kanye West. O jornalista americano Tim Blanks, do Business of Fashion, chegou a definir a Vetements como “a marca pela qual o mundo da moda estava esperando”.

    Flertando com a moda das ruas, o estilista soube bem como traduzir a vontade dos jovens em suas roupas. Muito do sucesso da grife foi pautado na ironia das suas criações. Exemplo disso é a série de itens com logo da DHL, uma empresa de entregas alemã; ou o jeans com uma abertura traseira, feito em parceria com a Levi’s.

    Continua após a publicidade

    Tudo a preços altíssimos: uma camiseta da DHL custava 200 dólares, enquanto a calça poderia ser comprada por 1.360 dólares. Por uma camiseta com o rosto do rapper Snoop Dogg estampado, a marca chegou a cobrar 924 dólares.

    À medida em que o fator novidade foi passando, a Vetements foi perdendo a atenção do público – e isso se reflete nos números do faturamento. A marca ainda não se posicionou oficialmente sobre a informação.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.