Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Marca de lâmina quebra padrão e mostra mulheres com pelos em comercial

Há pouca chance de que marcas brasileiras passem a fazer o mesmo, afirma especialista

Por Redação
Atualizado em 6 jul 2018, 14h39 - Publicado em 6 jul 2018, 14h27
  • Seguir materia Seguindo materia
  • “Nos últimos cem anos, marcas de lâminas têm fingido que pelos não existem. Comerciais mostram lâminas deslizando por peles suaves e sem pelos. Estranho, não?”, diz a propaganda da marca de lâminas novaiorquina Billie.

    Publicidade

    Parece irônico classificar como “inovador” que um comercial de produtos para depilação mostre pelos. Mas o comercial da empresa, que entrega lâminas por assinatura em domicílio, contraria um tabu de seu segmento ao exibir mulheres com pernas, axilas e outras partes do corpo peludas. “Se algum dia você quiser se depilar, estaremos aqui”, diz o texto do comercial da empresa,

    Publicidade

     

    O discurso de empoderamento e desconstrução de estereótipos, cujo maior marco é a campanha Beleza Real, criada para a Dove em 2004, se tornou dominante na estratégia das marcas do setor de beleza.

    Publicidade

    “É muito do sentimento do tempo, a conexão entre marcas e consumidores. A publicidade não é um resultado dos padrões, ela os constrói”, afirma Mariana Cordeiro, gerente de estratégia da consultoria Think Eva. Ela afirma que a internet amplificou a voz dos consumidores, que passaram a ser mais ouvidos pelas marcas. “A gente assistia a uma peça publicitária na TV e dar um feedback para as marcas era um caminho longo e, muitas vezes, impossível”, diz.

    Ainda assim, algumas fronteiras, como os pelos e a menstruação, permaneciam intocados até pouco tempo atrás. Em outubro do ano passado, pela primeira vez, uma marca de absorvente utilizou sangue de verdade para demonstrar a absorção de seu produto. A norma da indústria era utilizar um líquido azul.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Barreira regional

    Segundo Cordeiro, as marcas brasileiras são pioneiras em desconstruir padrões. “A Avon colocou mulheres negras para falar de maquiagem, o que era um tabu para a marca. Se você pegar catálogos antigos, não haviam mulheres negras na capa. Hoje, isso é uma realidade”, afirma a publicitária, que trabalhou com a comunicação da gigante americana no Brasil durante três anos.

    Apesar do pioneirismo, as marcas de lâmina não devem passar a mostrar pelos tão cedo no Brasil. “Vejo uma barreira regional. Por aqui, não ter pelos é sinônimo de beleza. As marcas ainda não conseguiram mudar o padrão”, afirma Cordeiro.

    Publicidade

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.