Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Malwee lança camiseta sustentável que captura CO2 do ambiente

Produto lançado no London Fashion Week tem foco no projeto de descarbonização para o mercado têxtil global. Tecnologia permite eliminar o CO2 na lavagem

Por Leticia Yamakami Atualizado em 13 set 2024, 14h39 - Publicado em 12 set 2024, 15h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Nesta quinta-feira, 12, o Grupo Malwee anunciou a criação da primeira malha brasileira que efetua o processo de descarbonização, em que o gás carbônico (CO2) do ambiente é capturado pela peça de roupa e eliminado em seu processo de lavagem. A chamada “Ar.voree” foi apresentada oficialmente durante a exposição “A Chain of Women”, que é realizada pelo Brazil Creating Fashion for Tomorrow (BCFT), evento que abre a London Fashion Week, uma das mais relevantes semanas de moda do globo.

    Em entrevista para a Veja Negócios, a CEO do grupo Malwee Gabriela Rizzo conta que a técnica sustentável aplicada sobre a malha se concretizou por meio da parceria com a startup Xinterra, de Singapura. Após dois anos de pesquisa, desenvolveram juntas a tecnologia COzTERRA para o mercado têxtil. Seu ativamento ocorre da seguinte forma: o tecido captura o CO2, e na lavagem, em contato com sabão em pó ou líquido, ele vira bicarbonato de sódio e é totalmente dissolvido. Durante esse mesmo processo de lavagem, os agentes de captura de CO2 são recarregados e, ao usar a camiseta novamente, ela seguirá capturando mais gás carbônico do ambiente.

    “Cada 25 peças usadas ou cada 25 usos dessa camiseta [e suas consequentes lavagens] equivalem ao trabalho de uma árvore adulta”, explicou a CEO. Apesar do recente lançamento, a Malwee já havia se estabelecido como uma empresa voltada aos compromissos com a preservação do meio ambiente desde a sua fundação, há 56 anos, a fim de tentar mudar o cenário da indústria de moda, que é responsável por 2 a 8% da emissão global de carbono, principal causa do aquecimento global e das mudanças climáticas. Segundo Rizzo, 100% da energia usada nas três fábricas do grupo é renovável e a água é reutilizada por meio de estações de tratamento, contabilizando 111,6 milhões de litros de água reutilizados em 2023.

    O grupo participa da campanha global Business Ambition for 1.5°C: Our Only Future, lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Essa iniciativa visa mobilizar grandes empresas para limitar o aumento da temperatura média global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais e alcançar a meta de zero emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) antes de 2050. “A tecnologia de descarbonização que estamos lançando é uma frente para reforçar este compromisso”, afirma Gabriela.

    De acordo com dados da empresa, ela foi responsável por reduzir em 37% a emissão total de gases de efeito estufa escopo 1 e 2 desde 2019. “Agora, nossa malha transforma o produto têxtil, que antes era causa do problema, em um aliado no combate às mudanças climáticas”, ressalta a CEO. Além da camiseta descarbonizante, a Malwee apresenta sua coleção “Abrace o Futuro”, que conta com mais modelos de vestuário que são feitos a partir de roupas que iriam para aterros sanitários. As peças são compostas em 85% por fios, antes descartados, que são desfibrados e se juntam a mais 15% de poliéster reciclável ou de garrafa PET.

    A “Ar.voree” está prevista para ser lançada no mercado nos próximos meses, antes do final deste ano. Ela se junta aos outros 88% de peças do grupo que são produzidas a partir de matérias-primas ou processos sustentáveis. “Para o futuro, é importante continuar investindo no letramento do consumidor final, disponibilizando a iniciativa sustentável numa linguagem que o consumidor entenda, e não numa linguagem técnica”, diz Gabriela Rizzo, que ainda comenta que as camisetas chegarão aos clientes com instruções de uso, de lavagem e de manutenção da peça.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.