Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Loja do futuro usa reconhecimento facial para direcionar venda

Unidade será inaugurada na segunda-feira no shopping Villa Lobos, em São Paulo

Por Fabiana Futema Atualizado em 23 ago 2017, 11h55 - Publicado em 22 ago 2017, 17h56
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A aparência é de uma loja como qualquer outra. Mas a Omnistory, que será inaugurada na segunda-feira no shopping Villa Lobos, em São Paulo, se propõe a ser a primeira loja do futuro do país.

    Projetada para ser uma espécie de laboratório de varejistas e fabricantes, a loja utilizará a inteligência artificial para reconhecer os sentimentos dos clientes, antecipar a decisão de compra e direcionar promoções.

    A loja contará com um sistema de reconhecimento facial que permite identificar se a experiência do consumidor foi positiva, neutra ou negativa comparando sua expressão ao entrar e sair da loja.

    Esse mesmo sistema de reconhecimento, que identifica o sexo, faixa etária e compleição, possibilitará ao consumidor ter acesso a promoções direcionadas para seu perfil.

    “É uma experiência de ponta, que permite comparar as reações dos consumidores e como recebem as ofertas. Esse sistema nos diz qual o perfil do cliente que está passando e comprando na loja”, afirma Marcos Gouvêa, fundador e diretor-geral do Grupo GS& Gouvêa de Souza, idealizador do projeto.

    Continua após a publicidade

    A loja do futuro terá um cadastro com informações sobre o comportamento de compra do cliente, assim como o comércio virtual já faz. Esse tipo de conhecimento permite que o lojista direcione promoções e ofereça produtos que o cliente costuma comprar com frequência.

    “Com o uso da inteligência será possível fazer a recomendação de produto com base no comportamento anterior do consumidor, o que já é natural no e-commerce”, afirma Gouvêia.

    Outra inovação será a possibilidade de fazer a compra e pagar com o próprio vendedor, sem ter de pegar fila e passar pelo caixa. “O cliente quer ser atendido por uma pessoa que faça a conclusão da venda da forma mais conveniente e simples. Ela paga com cartão em um terminal que fica com o vendedor, digita e pronto”, diz o executivo.

    Continua após a publicidade

    A Omnistory, segundo ele, não é apenas uma loja física que funciona como laboratório, mas uma plataforma que reúne também e-commerce e aplicativo para celular.

    Como o objetivo é testar o comportamento do cliente, a ideia é que a loja mude a cada quatro meses. No primeiro ciclo, ela oferecerá produtos de saúde e bem-estar, como alimentos orgânicos, suco natural, produtos de higiene, beleza e equipamentos de ginática. “Não será uma loja da Natura ou Welleda, mas oferecerá produtos das duas marcas.”

    A inauguração da Omnistory acontece junto com a terceira edição do Latam Retail Show, o maior evento de varejo, franchising, e-commerce e shopping center da América Latina – de 29 a 31 de agosto no Expo Center Norte.

    Continua após a publicidade

    Gouvêa diz que a ideia da loja do futuro já havia sido apresentada nas outras edições da Latam Retail Show. “Só que era meio Carnaval, a gente montava a loja, dava um trabalhão e  desmontava na quarta-feira de Cinzas.”

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.