Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Jackson Hole: Powell diz que “chegou a hora” de ajustar política monetária

O presidente do Fed enfatizou a mudança nas condições do mercado de trabalho americano nos últimos meses

Por Camila Barros Atualizado em 23 ago 2024, 11h46 - Publicado em 23 ago 2024, 11h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Jerome Powell, o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), falou em tom otimista sobre o cenário de inflação nos Estados Unidos, dizendo que “chegou a hora” de reavaliar a trajetória dos juros nos país.

    “Minha confiança de que a inflação está caminhando sustentavelmente para a meta aumentou”, disse o dirigente em seu discurso em Jackson Hole, o simpósio anual de política econômica do Fed.

    “Apesar da tarefa ainda não ter acabado, nós fizemos um bom progresso para a meta”, completou o presidente do Fed. O discurso de Powell e as sinalizações dadas por ele são amplamente aguardados pelo mercado financeiro, que aposta no início do ciclo de redução dos juros a partir de setembro. Durante a fala, as bolsas americanas registraram a máxima do dia. Por aqui, o dólar recua e é vendido a 5,53 reais e a bolsa sobe.

    Powell destacou que o balanço de risco entre os dois mandatos do Fed mudou nos últimos meses, passando a pesar mais para o lado do mercado de trabalho. Nos Estados Unidos, o banco central atua tendo em vista dois objetivos: manter a estabilidade dos preços e buscar o pleno emprego.

    Com dados recentes mostrando um mercado de trabalho menos pujante, o Fed passou a considerar se os juros altos estariam comprimindo demais a atividade no país. Powell enfatizou a mudança do mercado de trabalho nos últimos seis meses. “O mercado de trabalho não esta mais superaquecido, e as condições do mercado de trabalho agora estão menos apertadas”, disse.

    A fala de Powell acontece após a ata da reunião do Fed de julho, divulgada na quarta, indicar que a maioria dos membros do comitê acreditam ser apropriado reduzir a taxa de juros na reunião de setembro caso os dados continuem dentro das expectativas. “Apesar da tarefa ainda não ter acabado, nós fizemos um bom progresso em conduzir a inflação para a meta”, disse o dirigente.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.