Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Grupo Boticário lança rede especializada em maquiagem

Quem disse, Berenice? é aposta do grupo para concorrer em cosméticos. "Um playground feminino", segundo o presidente

Por Da Redação
10 ago 2012, 11h18
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A mais nova aposta do Grupo Boticário – dono das marcas O Boticário, Eudora e Skingen – é uma rede de lojas de maquiagem com um nome um tanto estranho: Quem Disse, Berenice? O projeto, desenvolvido ao longo dos últimos dois anos, abrirá sete lojas em São Paulo ainda em 2012, com a perspectiva de chegar a centenas de unidades ao redor do país nos próximos anos.

    Publicidade

    De acordo com o presidente do Grupo Boticário, Artur Grynbaum, os responsáveis pelo projeto sabem que o nome da marca pode soar esquisito em um primeiro momento. Mas, segundo ele, a proposta é exatamente fazer que a surpresa inicial leve à experimentação. �Nossa proposta é de uma loja divertida, de um playground feminino.�

    Publicidade

    A nova cadeia representa uma aposta forte em um segmento que não para de crescer: hoje, segundo o Boticário, 66 marcas disputam a preferência da consumidora brasileira, sendo que mais de uma dezena delas chegaram ao mercado nos últimos dois anos. Para fidelizar essa consumidora, a empresa está apostando em serviços – como a troca de esmalte e consultoria em maquiagem dentro das unidades – e também em preços atrativos. Os esmaltes vão custar a partir de 9,90 reais, os batons partem de 17,90 reais e os preços das sombras começam em 21,90 reais. Haverá também colônias de 69,90 reais.

    À medida que marcas estrangeiras voltam os olhos para o País, a saída de Quem Disse, Berenice? é investir na brasilidade. �A ideia é mostrar variedade. Conversamos com 250 consumidoras e definimos 18 tipos de pele da brasileira. Vamos ter mais opções, por exemplo, para as morenas�, explicou Grynbaum.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Para não ficar �contaminada� pela experiência de O Boticário – maior rede de franquias do país em faturamento, com receita de 5,5 bilhões de reais no ano passado -, o grupo decidiu separar as equipes de desenvolvimento de suas demais linhas. As �cabeças pensantes� da rede de maquiagens e da marca de vendas diretas Eudora ficam em São Paulo, enquanto a �marca mãe� continua em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. A produção de todos os itens, no entanto, está concentrada na única fábrica do grupo, no Paraná. Até o fim de 2013, de acordo com Grynbaum, começará a funcionar uma segunda unidade produtiva, na Bahia, fruto de um investimento de 500 milhões de reais.

    Para abrir as primeiras lojas, que terão de 30 a 50 metros quadrados, o grupo apostou nos principais franqueados de O Boticário. A Quem Disse, Berenice? – cujo custo de instalação, sem contar o ponto, gira em torno de 300 mil reais – é uma forma de o grupo continuar a crescer no varejo sem canibalizar a marca principal. Foi por essa razão que a companhia não usou uma submarca de O Boticário – como a MakeB – nessas unidades.

    Publicidade

    (Com Agência Estado)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.