Várias agências bancárias estão fechadas nesta sexta-feira por conta da greve geral convocada pelas centrais sindicais, em um protesto contra as reformas da Previdência e trabalhista. Em meio à paralisação, a recomendação de especialistas é tentar outros canais além do atendimento presencial para quitar as contas. Mas, se isso não for possível, o consumidor não poderá ser penalizado.
Atualmente, os bancos oferecem canais de atendimento além das agências, como caixas eletrônicos, internet, aplicativo para celular, atendimento telefônico e correspondentes bancários (lotéricas, agências dos Correios, supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados). A internet e o celular já representam a maioria dos atendimentos feitos pelas instituições, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Se nenhuma opção resolver, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) recomenda que os consumidores procurem por uma solução junto às empresas. “Entre em contato com o fornecedor perguntando se existem outras maneiras de pagar a conta ou até mesmo se a data de vencimento não pode ser prolongada”, diz o órgão em nota.
O Idec alerta que a responsabilidade de fornecer meios de pagamentos é das empresas, e não pode haver cobrança de multas ou juros se forem tentadas todas as possibilidades de pagamento. “Se o consumidor contatar tanto o fornecedor quanto o banco para buscar uma maneira de pagar sua conta e demonstrar que não foi possível, ele poderá solicitar o ressarcimento de uma cobrança de multa/juros posteriormente. Por isso, é importante documentar a tentativa de pagamento”, diz o instituto.