A modelo Gisele Bündchen lançou um desafio hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente, nas redes sociais. Ela pede que seus seguidores marquem alguém que amam, um amigo e uma empresa com a hashtag #AcabecomaPoluiçãoPlástica. O objetivo da campanha é convencer as pessoas a substituírem plásticos por itens reutilizáveis.
“Se não pararmos com a poluição plástica agora, em 2050 teremos mais plástico que peixes no oceano. Então que tal se todos nós nos comprometermos a não usá-las mais? É fácil, troque por algo reutilizável e marque alguém que você ama, um amigo e uma empresa”, diz ela em vídeo postado em seu perfil no Twitter.
No post-desafio, ela marca a modelo Candice Swanepoel, a chef Bela Gil, o marido Tom Brady e a empresa O Boticário. “Se você não pode reutilizar, recuse! Convido @angelcandices , @belagil, @tombrady, @oboticario e a todos que querem fazer a diferença no mundo para participarem. Por favor, junte-se a nós para combater a poluição plástica”, escreveu ela.
No vídeo, ela afirma que 500 bilhões de sacolas plásticas são usadas ao redor do mundo todos os anos. “E muitas acabam no oceano, matando peixes, baleias e até pássaros. E no final acabam parando na nossa comida.”
No fim de semana, autoridades da Tailândia informaram que uma baleia morreu depois de ter engolido mais de oitenta sacolas de plástico. A Tailândia é um dos países onde mais se usa sacolas plásticas, causando todos os anos a morte de centenas de criaturas marinhas que vivem perto das populares praias do sul do país.
O combate à poluição plástica é o tema escolhido neste ano pela Organização das Nações Unidas. De acordo com a campanha da ONU Mares Limpos (Clean Seas), um vilão dos mares são os microplásticos, partículas que medem menos de 5 milímetros e que estão presentes também em cosméticos e produtos de higiene. Pelo menos 51 trilhões de partículas de microplásticos já estão nos oceanos.
A campanha Beat Plastic Pollution, que tem a Índia como país anfitrião neste ano, convida as pessoas a agirem, individual ou coletivamente, para combater a poluição plástica. Isso pode ser feito por meio de algumas atitudes: parar de usar canudinhos e talheres de plástico, levar sua própria caneca para o trabalho, pressionar autoridades e empresas a melhorar a maneira como administram o lixo, utilizar sacolas de tecido ao fazer as compras e recolher o lixo plástico que encontrar nas praias, florestas e cachoeiras que visitar.