A corrida para ser a primeira empresa de tecnologia ou montadora a desenvolver e colocar nas ruas um veículo autônomo está cada vez maior. Para o CEO da Ford, Mark Fields, é importante que essas companhias não lancem um veículo que ainda não esteja totalmente pronto para a função esperada.
À Business Insider, o executivo da montadora explicou que há cinco níveis de autonomia para um veículo. “Meu único medo é alguém tentar sair com um daqueles veículos autônomos antes que ele esteja pronto.” Esse medo levou Ford a ter uma abordagem diferente com seus carros autônomos, disse.
Muitas montadoras estão lançando veículos que possuem um nível três de sistema autônomo, segundo Fields. Estes carros podem dirigir sem um piloto em alguns cenários, como na estrada. Mesmo assim, esses veículos exigem que um ser humano assuma o controle de determinadas situações.
A Ford, no entanto, tem o objetivo de lançar seu primeiro carro autônomo de nível quatro. De acordo com a reportagem, isso significa que seus veículos não terão pedal de freio, acelerador ou volante. Além disso, eles serão capazes de operar em uma área geográfica predeterminada sem intervenção humana.
“Acreditamos que ir ao nível quatro é realmente importante, porque nos leva a pensar como podemos garantir essa mudança seja segura, eficiente e aceitável para os clientes.”