O Facebook informou nesta sexta-feira, 14, que uma falha em seu sistema permitiu o vazamento de fotos de aproximadamente 6,8 milhões de usuários. O episódio ocorreu entre os dias 13 e 25 de setembro e foi relatado por um funcionário da empresa em uma postagem na página direcionada a desenvolvedores da rede social.
Segundo ele, cerca de 1.500 aplicativos de terceiros tiveram acesso às imagens. “Quando alguém permite que um aplicativo acesse suas fotos no Facebook, geralmente concedemos apenas acesso a fotos que as pessoas compartilham em sua linha do tempo. Neste caso, o bug deu aos desenvolvedores acesso a outras fotos, como as compartilhadas no marketplace ou no Facebook Stories”, explica ele.
Além disso, fotos que não chegaram a ser postadas na rede social também foram atingidas. “Se alguém fizer o upload de uma foto no Facebook mas não terminar de postar, nós armazenamos uma cópia dela para que a pessoa a tenha quando voltar ao aplicativo para completar sua postagem”, relata o post.
As 6,8 milhões de pessoas afetadas vão ser notificadas pela rede social, ainda sem data definida. O funcionário recomenda que os usuários do Facebook acessem os aplicativos com os quais compartilharam suas fotos, para verificar a quais imagens eles têm acesso.
O episódio é mais um da crise sobre para qual a rede foi arrastada depois do vazamento de dados de 87 milhões de usuários do Facebook para a Cambridge Analytica. As informações adquiridas foram utilizadas na campanha eleitoral americana. Os questionamentos sobre violação da privacidade fizeram o fundador da rede social, Mark Zuckerberg, ser obrigado a se explicar ao Congresso americano.