Os extratos bancários ficarão mais fáceis de entender. A partir desta segunda-feira, 8, as nomenclaturas usadas para saques e depósitos seguirão um padrão válido para todas as instituições financeiras, aumentando a clareza das informações para os clientes.
O objetivo, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), é universalizar as informações também para outras operações financeiras, facilitando o entendimento e ampliando a transparência das transações para a população.
Atualmente, os bancos utilizam mais de 4 mil nomenclaturas em suas operações , segundo Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban. A instituição deu dois exemplos de como vai funcionar a padronização:
Operações como “depósito de cheque no ATM”, que incluem situações em que o cliente deposita um cheque nos caixas eletrônicos da agência onde possui conta, serão descritas no extrato como “DEP CHEQUE ATM”.
Nas operações de saque, como “saque de dinheiro em espécie no caixa convencional dentro da agência com cartão da conta”, que englobam situações em que o cliente retira dinheiro no balcão usando o cartão da conta, serão impressas nos extratos como “SAQUE DIN CARTAO AG”.