Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Dólar nas alturas deve impactar venda de panetones no país

Produto devem chegar com preços 5% a 10% mais caros para o consumidor, reflexo do repasse de custo com a importação de farinha de trigo

Por Fabiana Futema 18 set 2018, 17h31
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A temporada de venda de panetones está começando. O produto começa a ser oferecido nos supermercados já nas próximas semanas. A disparada do dólar, entretanto, deve encarecer o produto e, por consequência, reduzir o ritmo de vendas.

    O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães (Abimapi), Claudio Zanão, diz que a farinha de trigo, principal insumo do panetone, acumula uma alta de 20% somente no segundo trimestre do ano. “Os fabricantes de biscoitos, massas e panetones fizeram um repasse de 5% a 10% em seus preços.”

    O preço mais alto combinado com o desaquecimento da economia deve impactar as vendas de panetone neste Natal. A projeção da Abimapi é que o crescimento em volume e faturamento fique em torno de 8%, um porcentual menor que o verificado em 2017. No ano passado, o setor registrou um aumento de 13% em volume – alcançando 40 mil toneladas – e de 15% em valor – atingindo uma receita de 600 milhões de reais.

    Para driblar as dificuldades econômicas, Zanão diz que o setor apostou em embalagens diferenciadas e novos produtos. No caso das embalagens, a ideia é que elas transformem o panetone em um presente.

    “O bolso continua o mesmo. Verificamos duas tendências: embalagens diferenciadas e muita variedade. Vamos ter panetone sem glúten, integral, sete grãos, para todos os gostos”, afirmou o presidente da Abimapi.

    Continua após a publicidade

    Apesar das variações de sabor, 80% dos panetones vendidos na última temporada foram dos sabores tradicionais – com gotas ou frutas secas.

    Estudo divulgado hoje pela Kantar Worldpanel revela que mais de 29 milhões de famílias consumiram panetone entre novembro de 2017 e janeiro deste ano. O produto chegou a 53,2% dos lares. Na classe AB1, a mais alta, o índice chegou a 78% na Grande São Paulo.

    Segundo o levantamento, cada família levou para casa 1,3 quilo de panetone, uma alta de 2,6% em comparação com novembro de 2016 a janeiro de 2017.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.