Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Conheça novas franquias para começar um negócio próprio

Feira do setor reúne até sábado expositores em busca de investidores

Por Anaïs Fernandes
Atualizado em 21 jun 2017, 15h33 - Publicado em 21 jun 2017, 08h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Mais de 70 marcas da rede da Associação Brasileira de Franchising (ABF) entraram para o mercado brasileiro de franquias entre 2016 e 2017 —14 só neste ano.

    Publicidade

    Algumas delas estão presentes na 26ª ABF Franchising Expo, maior feira do setor que começa nesta quarta-feira (21) em São Paulo.

    Publicidade

    O mercado brasileiro de franquias fechou 2016 com um faturamento de 151,2 bilhões de reais e 142,6 mil unidades, altas de 8,3% e 3,1%, respectivamente, em relação ao ano anterior, de acordo com dados da ABF. No primeiro trimestre deste ano, o setor já faturou 33,7 bilhões de reais, um crescimento de 9,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

    Das 76 novas marcas na ABF, 20 são do segmento de alimentação, e 18, de saúde, beleza e bem-estar. Outros setores incluem casa e construção, limpeza, moda, serviços automotivos, educacionais e gerais.

    Publicidade

    “Vale ficar de olho em franquias novas. Às vezes, as pessoas se prendem ao tradicional, mas há novas oportunidades surgindo e com grande chance de sucesso. Todo negócio apresenta riscos. Alguém que apresenta uma ideia nova pode estar desbravando um mercado, enquanto franquias muito conhecidas podem estar trabalhando em um mercado saturado”, diz Vladimir Brandão, da consultoria AAClass Franquias.

    O importante antes de investir, segundo Brandão, é fazer uma boa análise da franquia, conhecer o mercado e, o fundamental, ter empatia pelo negócio, buscar um setor de que goste.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    A ABF Franchising Expo acontece até sábado (24) no Expo Center Norte (rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme).

    Conheça algumas empresas que lançaram suas franquias entre 2016 e 2017 e que estarão presentes na feira:

    Publicidade

    Casa da Azeitona

    Empresa do segmento de mercearia e empório sediada em Curitiba. Comercializa 20 tipos de azeitona e 26 de antepastos, além de castanhas, queijos, embutidos, entre outros produtos.

    Publicidade

    Segmento: alimentação

    Continua após a publicidade

    Início no franchising: 2016

    Investimento inicial: R$ 480,5 mil

    Prazo de retorno: 24 a 36 meses

    Coneland

    A rede brasileira de fast food “sem fritura” serve, no cone, produtos como coxinhas, batatas e tiras de frango assados em forno sem adição de óleo.

    Segmento: alimentação

    Início no franchising: 2016

    Investimento inicial: R$ 120 mil + R$ 30 mil de taxa de franquia (quiosque em shopping) ou R$ 160 mil + R$ 45 mil de taxa de franquia (ponto comercial)

    Continua após a publicidade

    Prazo de retorno estimado: 16 meses (quiosque) ou 24 meses (ponto comercial)

    Ecoville

    A empresa fabrica e comercializa produtos de limpeza. Começou investindo em venda direta e, recentemente, abriu franquia. Já comercializou 237 unidades. A meta é chegar a 5.000 franquias em dez anos.

    Segmento: casa e construção

    Início no franchising: 2016

    Investimento inicial: R$ 85 mil (microfranquia, uma unidade móvel) ou R$ 148 mil (loja)

    Continua após a publicidade

    Prazo de retorno: 12 a 24 meses

    Happy Code

    Escola de tecnologia e inovação para crianças e adolescentes de cinco a 17 anos. Oferece cursos como programação de computadores, robótica com drones, desenvolvimento de aplicativo e produção e edição de vídeos para Youtube.

    Segmento: serviços educacionais

    Início no franchising: 2016

    Investimento inicial: R$ 110 mil (modelo Smart, para cidades pequenas, inicialmente apenas em São Paulo), R$ 140 mil (modelo Compact, para cidades médias do interior e litoral) e R$ 190 mil (Standard, para capitais, cidades maiores e regiões metropolitanas)

    Continua após a publicidade

    Prazo de retorno: 20 a 24 meses (Smart), 30 a 34 meses (Compact) e 31 meses (Standard)

    Johnny Rockets

    Criada em 1986 em Los Angeles, na Califórnia, a cadeia de restaurantes foi inspirada no conceito dos tradicionais “American Diners” dos anos 1950. Iniciou sua operação no Brasil em 2013 e, atualmente, opera 12 restaurantes, sendo dois deles franqueados.

    Segmento: alimentação

    Início no franchising: 2016

    Investimento inicial: R$ 750 mil a R$ 1,2 milhões (não inclui taxa de franquia de US$ 49, cerca de R$ 162)

    Prazo de retorno estimado: 30 a 42 meses

    LifeUSA Idiomas 

    Escola de inglês voltada para jovens e adultos e que tem o tenista Gustavo Kuerten como sócio. O curso é focado em conversação. A princípio, a empresa mira franquias em São Paulo e no Rio de Janeiro.

    Segmento: serviços educacionais

    Início no franchising: 2016

    Investimento inicial: R$ 240 mil + R$ 80 mil de taxa de franquia + R$ 95 mil de capital de giro

    Prazo de retorno: 28 meses

    Maria Honos

    Linha de pratos congelados do capixaba Grupo Neffa.

    Segmento: alimentação

    Início no franchising: 2016

    Investimento inicial: R$ 349,5 mil

    Prazo de retorno: 24 meses

    Oasis

    Sediada em Trindade, em Goiás, a empresa é especializada em fotografia. Foi criada para atuar no segmento de pôsteres, retratando crianças de zero a dez anos. Os serviços são oferecidos em trailers ou em quiosques.

    Segmento: serviços e outros negócios

    Início no franchising: 2016

    Investimento inicial: R$ 150 mil, até 31 de julho. A partir dessa data, R$ 225 mil

    Prazo de retorno: 12 a 18 meses

    Pizza Me

    A proposta da rede é servir não apenas pizzas, mas também outros alimentos, como wraps, saudáveis e com alimentos frescos.

    Segmento: alimentação

    Início no franchising: 2017

    Investimento inicial: R$ 350 mil + R$ 50 mil de taxa de franquia + R$ 30 mil de capital de giro

    Prazo de retorno: 24 a 36 meses

    Todeschini

    A empresa de móveis planejados está no mercado há cerca de 80 anos, mas só agora lança sua franquia. Para abrir uma unidade, o franqueado precisa residir na cidade onde estará localizada a futura loja.

    Segmento: casa e construção

    Início no franchising: 2017

    Investimento inicial: R$ 300 mil a R$ 500 mil

    Prazo de retorno: a partir de 24 meses

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.