A brasileira Ceratti, tradicional marca de embutidos mais conhecia pela sua linha de mortadelas, foi vendida para ao grupo Hormel Foods por 104 milhões de dólares. A aquisição marca a entrada da norte-americana Hormel Foods no país.
Com 126 anos de existência, a multinacional norte-americana tem operação em 75 países e faturamento anual de 9 bilhões de dólares.
Para Jim Snee, CEO da Hormel Foods, “o crescimento estratégico internacional é importante e a América do Sul tem chamado a atenção há alguns anos”. “A Ceratti tem um forte histórico de tradição familiar e um crescimento expressivo de seu portfólio com distribuição de produtos de alto valor agregado. A aquisição é um ajuste estratégico para a Hormel Foods e permite a nossa entrada inicial no mercado brasileiro como plataforma para crescer em outros países do continente”, completou o executivo.
Larry Vorpahl, vice-presidente do grupo e presidente da Hormel Foods International Corporation, disse que a operação permite à companhia entrar no mercado brasileiro de marcas “premium”, que está em crescimento. “A marca Ceratti está pronta para o crescimento contínuo, dada a sua forte reputação no mercado e a capilaridade de seus produtos. Esta aquisição nos permite estabelecer uma presença em todas as regiões do Brasil.”
De acordo com o comunicado, Mario Ceratti, diretor estatutário da Ceratti, permanecerá na empresa para efetivar o processo de transição aos novos acionistas. O corpo gerencial atual será mantido sem alterações. “A aquisição fornece os recursos de uma empresa global e ajudará nos nossos planos de expansão e crescimento”, informou Ceratti.
Segundo comunicado divulgado pelas empresas, as negociações começaram há dois anos e “desde então, houve uma grande sinergia” entre as duas organizações. “Ambas são empresas familiares, com sólidos pilares e valores éticos, com foco na qualidade dos produtos, alta tecnologia dos processos de produção e transparência em todas as suas relações comerciais”, informou.
(Com Estadão Conteúdo)