Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Burberry queima R$ 126 milhões em roupas não vendidas

Porta-voz da marca britânica diz que “a Burberry tem processos cuidadosos para minimizar a quantidade de excesso de estoque"

Por Redação
Atualizado em 30 jul 2018, 16h45 - Publicado em 23 jul 2018, 12h56
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A marca de luxo Burberry decidiu queimar 28,6 milhões de euros (126,4 milhões de reais) em roupas, bolsas e perfumes não vendidos. As informações foram divulgadas pelo jornal britânico The Times. Segundo a publicação, ao longo de cinco anos, a Burberry já destruiu um estoque correspondente a 90 milhões de euros (aproximadamente 397 milhões de reais). O famoso trench coat da empresa britânica chega a custar 1.450 euros (cerca de 6.410 reais).

    Incinerar produtos encalhados, em vez de vendê-los em pontas de estoque ou doá-los, é uma estratégia usada na indústria da moda para proteger a imagem de uma marca.

    “Além do desperdício de roupas e calçados que poderiam ser doados, reutilizados através de upcycling e transformados em novos produtos, também se incinera o trabalho árduo de milhões de pessoas nas linhas de produção, sem falar nos recursos naturais desperdiçados e que não são infinitos. A queima desses produtos também provoca impactos ambientais”, critica a professora de design de moda da ESPM Sul, Madeleine Muller.

    A VEJA, um porta-voz da marca britânica disse que “a Burberry tem processos cuidadosos para minimizar a quantidade de excesso de estoque”.

    Exclusividade

    No mercado de luxo, em que a exclusividade é um dos maiores argumentos de venda, a prática é comum. Nos últimos dois anos, a Richemont, empresa que controla marcas como a Cartier e a Montblanc, comprou de volta de seus revendedores um estoque equivalente a R$ 2 bilhões e destruiu as peças. O objetivo da medida extrema, afirma o jornal inglês The Guardian, é evitar que os relógios sejam vendidos no mercado paralelo, o que prejudica a imagem das marcas e a precificação de seus produtos.

    Continua após a publicidade

    Nas grandes redes de fast fashion, a maior parte dos produtos encalhados é escoada em promoções, mas a prática de incineração também ocorre. Em 2017, a rede sueca H&M entrou na mira do Greenpeace por queimar roupas em larga escala. A marca, porém, afirma que só destrói peças que não tenham sido aprovadas em testes de qualidade — tais como aquelas que excedem os níveis de chumbo ou mofo.

    Consultada por VEJA, a brasileira Renner afirmou por meio de sua assessoria de imprensa que doa peças não-vendidas. “Os produtos remanescentes são ofertados em nossas campanhas de saldo e um volume residual é doado por meio de programas que têm como destinação final comunidades carentes”. A Riachuelo informou que remarca suas peças de roupa até vendê-las.

    Procuradas, C&A e Pernambucanas não retornaram o contato até a publicação da matéria.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.