Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Brasil é o país onde se gasta mais tempo com impostos, diz estudo

Levantamento do Banco Mundial sobre facilidade de se fazer negócios aponta que são necessárias 1.958 horas em um ano; país é o 125º de 190 no ranking geral

Por Estadão Conteúdo Atualizado em 1 nov 2017, 16h49 - Publicado em 1 nov 2017, 09h09
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Brasil é, de longe, o “campeão” mundial no tempo gastos pelas empresas na preparação de documentos para o pagamento de impostos e contribuições: 1.958 horas ao ano, seis vezes a média de 332 horas registrada nos países da América Latina e Caribe. Os dados são do relatório Doing Business, do Banco Mundial, sobre ambiente de negócios em todo o mundo, divulgado na última terça-feira.

    Desde o levantamento de 2016, o Brasil conseguiu reduzir em 80 horas o tempo gasto na burocracia tributária. Mas a melhora foi insuficiente para tirar o país do último lugar. O segundo pior colocado nesse quesito é a Bolívia, com 1.025 horas anuais. Na Colômbia, são necessárias 239 horas e no Chile, 291. Nos países de alta renda integrantes da OCDE, a média é de 160,7 horas.

    “A má qualidade no Doing Business significa duas coisas. Primeiro, desperdício e produtividade menor do que a que poderia ser alcançada, porque mão-de-obra e recursos materiais das empresas são usados em coisas que não agregam valor”, afirmou Otaviano Canuto, representante do Brasil no Banco Mundial. “Segundo, um ambiente de negócios ruim também desfavorece a competição. As empresas que já estão instaladas, que já jogam o custo de fazer negócio no Brasil no preço, têm condições de se defender em relação a desafiantes, a contestadores.”

    Em relação ao ranking geral do ambiente de negócios,  Brasil caiu duas posições indo de 123º para o 125º lugar. O levantamento considera os dados de 190 países, em onze quesitos. As melhores colocações do país nos tópicos do ranking são em relação à proteção de investidores minoritários (43º lugar) e em obtenção de eletricidade (45º). As piores são, além do pagamento de impostos (184º) – item no qual o tempo gasto é um dos dados analisados -, o processo de abertura de um novo negócio (176º).

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.