Os bancos encerram nesta segunda-feira, 15, a operação de transferências via Documento de Ordem de Crédito, o DOC para pessoas físicas e jurídicas. Os agendamentos da modalidade poderão ser feitos até as 22h desta segunda-feira.
As operações via DOC, criadas em 1985 pelo Banco Central, vão ser aposentadas graças à popularidade do PIX, lançado em novembro de 2020. No DOC, as operações são efetivadas um dia após o recebimento da ordem de transferência pelo banco e têm custo. No PIX, a transferência cai na mesma hora, todos os dias da semana. Além disso, não há custo para pessoas físicas.
Operação
De acordo com a Febraban, a extinção definitiva do sistema ocorrerá no dia 29 de fevereiro — data máxima para que os bancos processem transferências já programadas. Além do DOC, as instituições também deixarão de oferecer a Transferência Especial de Crédito (TEC), que são operações realizadas exclusivamente por empresas para o pagamento de benefícios a funcionários.
Atualmente, o valor máximo permitido para qualquer transação via DOC ou TEC é de 4.999,99 reais. Ainda não foram anunciadas mudanças nas operações de TED (Transferência Eletrônica Direta).