Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Assistente da Amazon grava conversa de casal e envia áudio para conhecido

O dispositivo Echo estava instalado em todos os cômodos da residência e era responsável por controlar a temperatura, as luzes e o sistema de segurança

Por Redação
5 jun 2018, 13h33
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A assistente de voz da Amazon, Alexa, gravou conversas de um casal na cidade de Portland, nos Estados Unidos, e encaminhou os áudios para o telefone de um conhecido. O caso ocorreu no final de maio, segundo o canal de TV americano Kiro 7.

    Publicidade

    “Eu me senti invadida”, disse a consumidora, identificada como Danielle. “Uma completa invasão de privacidade. Nunca mais ligarei o dispositivo novamente, não posso mais confiar nele”.

    Publicidade

    Segundo Danielle, o Echo, aparelho da Amazon, estava instalado em todos os cômodos de sua casa e era responsável por controlar a temperatura, as luzes e o sistema de segurança. O dispositivo começou a gravar frases aleatórias ditas pelo casal – que só descobriram a gravação após serem avisados por um conhecido.

    Continua após a publicidade

    “A pessoa do outro lado da linha disse ‘desconecte seus aparelhos da Alexa agora. Vocês foram hackeados'”, disse ela. A ligação havia sido realizada por um dos funcionários de seu marido, que mora na cidade americana de Seattle. “Nós desconectamos os aparelhos e ele nos contou que recebeu áudios de nossas conversas”, contou.

    Publicidade

    Segundo Danielle, o marido demorou a acreditar no relato, até que o conhecido citou um diálogo deles sobre pisos e madeiras e encaminhou o áudio para o casal.

    Após o episódio, a consumidora entrou em contato com a Amazon. “Eles disseram que seus engenheiros entraram no sistema e “conseguiram escutar exatamente o que você nos contou”. E pediram desculpas.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Ainda assim, a empresa não deu explicações sobre o ocorrido. Segundo Danielle, o dispositivo não estava configurado para enviar gravações a terceiros.

    “O Echo despertou ao escutar uma palavra que soava como ‘Alexa’. Então, o restante da conversa foi gravada como se fosse um pedido para enviar mensagem. Em algum momento, a Alexa perguntou ‘Para quem?’ e interpretou o nome de uma pessoa na lista de contatos”, explicou o porta-voz da Amazon, Shelby Lichliter, para o Kiro 7.

    Publicidade

    Agora, o casal quer um reembolso da Amazon pelos dispositivos que compraram. “Um marido e mulher, na privacidade de sua casa, têm conversas que não esperam que sejam enviadas a alguém de sua lista de contatos”, disse Danielle.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.