Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Apagão atinge cidades de 13 estados do Norte e Nordeste

Queda de energia afetou Amazonas, Alagoas, Pernambuco, Ceará, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Amapá, Pará, Maranhão, Bahia e Tocantins

Por Da redação
Atualizado em 22 mar 2018, 01h26 - Publicado em 21 mar 2018, 16h52
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um apagão atingiu na tarde desta quarta-feira cidades de 13 estados do Norte e Nordeste brasileiro. Ficaram sem luz localidades  do Amazonas, Alagoas, Pernambuco, Ceará, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Amapá, Pará, Maranhão, Bahia e Tocantins.

    A queda de energia trouxe transtornos para a população desses municípios. Os semáforos foram desligados, causando congestionamento. No Recife, o metrô parou de funcionar, causando o fechamento de 29 estações.

    O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, disse que as linhas que sofreram problemas fazem parte do complexo de Belo Monte. A Cemar, distribuidora de energia do Maranhão, também atribuiu a queda de energia a falhas na usina de Belo Monte, no Pará.

    “Recebemos agora no começo da tarde comunicado do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) que caiu uma linha de Belo Monte e uma parte do Norte e do Nordeste ficou fora, mas a informação que tive chegando aqui ao Congresso foi de que já estavam começando a ser restabelecidas algumas áreas. Não tenho informação mais precisa, mas foi uma interrupção em uma das linhas de Belo Monte”, afirmou.

    Continua após a publicidade
    Apagão desliga faróis e provoca congestionamento em avenida de Fortaleza, no Ceará
    Apagão desliga faróis e provoca congestionamento em avenida de Fortaleza, no Ceará (@romulocosta/Twitter)
    Apagão desliga faróis e provoca congestionamento na Avenida Antônio de Goes no Recife, Pernambuco
    Apagão desliga faróis e provoca congestionamento na Avenida Antônio de Goes no Recife, Pernambuco (@julianocanto/Instagram)

    Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), a falha no sistema interligado nacional (SIN) ocorreu às 15h48, causando o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste. Isso correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento.

    O ONS informou que os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste. “Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.”Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste”, informa o operador.

    O problema chegou a atingir regiões de São Paulo entre 15h48 e 15h55.  “Na área de concessão da companhia, as principais regiões impactadas foram Norte, Leste e parte do ABC”, informa a Eletropaulo.

    Continua após a publicidade

    O ONS diz que as causas de desligamento ainda estão sendo investigadas. No Twitter, distribuidoras de energia do Nordeste relatam a falham e cobram informações do ONS (abaixo).

    Continua após a publicidade

     

    No Twitter, usuários relatam vários problemas de falta de luz:

    Continua após a publicidade

    Continua após a publicidade

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.