Colecionadores das figurinhas do álbum da Copa da Rússia estão com dificuldade para encontrar as metalizadas, especiais e com efeito holográfico. A escassez fez com que o preço desses cromos disparasse no mercado paralelo. Chamadas nas ruas de ‘brilhantes’, essas figurinhas dificilmente são trocadas na base de um para um.
Quem tentou encontrá-las no fim de semana em uma banca da Aclimação, zona sul de São Paulo, deparou com ‘vendedores’ oferecendo o produto por 10 reais. No estádio do Pacaembu, zona oeste da cidade, as figurinhas consideradas mais raras chegavam a custar 20 reais – a do Pelé, de número 680, está nessa lista. Isso representa um ágio de quase 5.000% em relação ao preço unitário de banca, que vende um envelope com cinco cromos por 2 reais. No shopping Eldorado, na zona oeste, um cromo dourado podia ser trocado por até 15 figurinhas convencionais.
Torcedores que precisam de 40 ou menos figurinhas para completar o álbum têm a opção de encomendar as faltantes para a editora Panini. Cada figurinha sai por 0,40 centavos – preço de banca – mais o frete de 9 reais. A compra direta no site da Panini está limitada a 40 figurinhas por álbum – é necessário informar o código do álbum na hora da compra.
A alta procura por cromos faltantes fez com que o prazo de entrega subisse para 15 dias. Os pedidos podem ser feitos até dezembro deste ano.
A Panini informa que todos os 682 cromos são impressos na mesma quantidade, incluindo os 50 cromos especiais, metalizados e com efeito holográfico. “Após embalados na fábrica da Panini, a distribuição dos envelopes com os cromos são enviados para todo o Brasil de acordo com o histórico de vendas de cada cidade.”
Segundo a empresa, os distribuidores regionais enviam os envelopes para as bancas e outros pontos de venda usando também o histórico de vendas de cada um. “A Panini reitera que incentiva e promove a ação de troca de figurinhas entre os colecionadores com o objetivo de facilitar o preenchimento do álbum. Esses eventos promovem a socialização e a possibilidade de fazer novos amigos. São também feitas parcerias com grupos de troca de figurinhas que hoje são destaque nas redes sociais.”