Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

A aposta da Netflix para desbancar HBO e Star+ em esportes ao vivo

Com jogadores profissionais e pilotos de Fórmula 1, Netflix planeja primeiro evento esportivo ao vivo

Por Pedro Gil Atualizado em 14 jun 2023, 19h23 - Publicado em 14 jun 2023, 16h07
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Já consolidada como uma das principais plataformas de streaming em séries e documentários esportivos, a Netflix deve sacudir o mercado e pensa em investir em transmissões de esportes ao vivo ainda em 2023. A empresa está em negociações para transmitir seu primeiro evento: um torneio de golfe que reuniria desde jogadores profissionais até pilotos de Fórmula 1, segundo informações do Wall Street Journal.

    O torneio já teria um local escolhido: Las Vegas. Entre os convidados, estariam celebridades da série de automobilismo Drive to Survive, produzida pela própria Netflix e que se tornou um sucesso de audiência, e Full Swing, que acompanhou profissionais de golfe durante a temporada de 2022. “A Netflix, que lidera o mercado de streaming, lança mão de novas estratégias e passa a apostar em esportes ao vivo, que costumam gerar conversão imediata de novos assinantes e diminuição de cancelamentos”, afirma Ivan Martinho, CEO da WSL (World Surf League) na América Latina e professor de marketing esportivo da ESPM.

    Ainda segundo o Wall Street Journal, a decisão da Netflix de escolher um torneio de golfe de celebridades como seu primeiro evento esportivo a ser transmitido ao vivo é um sinal de que a empresa está sendo cautelosa, mas garantir os direitos de transmissão desses eventos pode representar uma oportunidade para os negócios da plataforma.

    A razão por procurar competições de menor porte tem a ver com os cuidados da empresa com investimentos exorbitantes, visto que o número de assinantes não cresceu neste último ano. Por outro lado, a Netflix não quer se ver atrás na concorrência com outros players do setor, casos da Apple TV+, que passou a transmitir MLB e MLS, da Amazon Prime Video, que detém os direitos da NFL e NBA, e também da Paramount+, que passou a exibir a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana no Brasil.

    Em seu catálogo, a Netflix possui uma extensa lista de séries, como Cristiano Ronaldo, Neymar: o Caos Perfeito, The English Game, Club de Cuervos, Apache: a Vida de Carlos Tevez, Sunderland até Morrer, Juventus: Prima Squadra, Brasil 2002: Os Bastidores do Penta, Contigo, Guerrero, Naomi Osaka: Estrela do Tênis, além de filmes e documentários como Diego Maradona, Pelé, Santo Time, O Divino Baggio, O Time da Redenção e O Caso Figo.

    Continua após a publicidade

    A de grande sucesso, também da Netflix, é F1: Drive to Survive. Ela foi vista mais de 50 milhões de vezes, e a audiência da Fórmula 1 cresceu mais de 58% após surgimento da série. “É um tipo de conteúdo que já existia, mas não desta maneira, com hora marcada. Agora, a pessoa escolhe o que quer e quando quer ver. Estamos falando da customização do consumo, com um leque de opções infinito”, explica Bruno Maia, sócio da Feel The Match, desenvolvedora de propriedades intelectuais para Web3 e Streaming.

    De acordo com o último levantamento feito pela consultoria Kantar Media, em meados deste ano, 22% dos brasileiros consomem serviços de streaming. Os números podem parecem baixos, mas entre as plataformas on-line fica atrás apenas da Globo.

    Fora do país, o cenário é ainda maior. De acordo com números da Nielsen, divulgados no final de agosto deste ano, 34,8% dos cidadãos americanos utilizaram as plataformas de streaming, com 191 bilhões de minutos consumidos. Isso é 22,6% maior se comparado com julho de 2021. Neste mesmo período, a TV a cabo registrou 34,4% de participação, enquanto a TV aberta ficou com 21,6%. “Caso se confirme, é um investimento audacioso, mas que se der certo pode fazer com que a Netflix recupere algumas receitas perdidas nesses últimos anos e absorva um nicho novo do streaming ao vivo, já com a expertise de quem fez produções de excelência dentro do universo esportivo”, argumenta Fernando Patara, cofundador e chefe de inovação do Arena Hub, centro de fomento à inovação em esporte, entretenimento e mídia da América Latina.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.