Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

União da Ilha faz bonito com skatista voador e bateria afinada e colorida

Escola fez um voo baixo, mas tranquilo - deve conseguir o direito de ficar no Grupo Especial

Por Fernando Molica e Leandro Resende, do Rio de Janeiro
5 mar 2019, 03h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A União da Ilha fez bonito no céu – com a performance do skatista aéreo Alexandru Duru – e na terra, graças, principalmente à sua bateria nesta segunda noite de desfiles do Grupo Especial no Carnaval do Rio de Janeiro.

    Publicidade

    Voar não é novidade no sambódromo. Em 2001, a Grande Rio trouxe um astronauta que usou um equipamento inventado pela Nasa (a agência espacial americana) – rocket belt, ou cinto-foguete – para fazer piruetas no desfile. Não tinha nada a ver com o enredo, mas foi divertido.

    Publicidade

    Desta vez, o voo entrou na conta de milagres do Padre Cícero – o Ceará de José de Alencar e Rachel de Queiroz era o tema da escola. Uma certa forçada, mas também funcionou. Em 2017, um voo de boneco caracterizado de Aladin ajudou a Mocidade a levar o título, dividido com a Portela.

    View this post on Instagram

    Publicidade

    🇧🇷A União da Ilha decolou pela Marquês de Sapucaí. Literalmente: a comissão de frente homenageou Padre Cícero usando uma espécie de skate voador para transportar o engenheiro romeno Alexandru Duru pelo céu do Sambódromo. A tecnologia alçou Duru a 12 metros de altura na frente da escola e encantou o público. A agremiação cantou um encontro poético entre dois nomes fundamentais da literatura do Ceará, Rachel de Queiroz e José de Alencar. Vídeo: Leandro Resende/VEJA #VEJA #brazil #photograohy #carnival

    A post shared by VEJA (@vejanoinsta) on

    O equipamento, chamado de hoverboard, alçou Duru a 12 metros de altura na frente da escola e encantou o público. A escola cantou um encontro poético entre dois nomes fundamentais da literatura do Ceará, Rachel de Queiroz e José de Alencar.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    “Foi a melhor experiência da minha vida, me apresentar na frente de milhares de pessoas”, disse Duru. “Já tinha me apresentado em um desfile do Boi Caprichoso, em Parintins, essa é a segunda vez que venho ao Brasil. Esse equipamento é uma espécie de drone e é necessário tomar cuidado ao voar algo assim. Foi incrível”, afirmou, emocionado, logo após pousar na dispersão da União da Ilha.

    No chão, valeu o colorido da bateria, aplaudida ao misturar samba com ritmos nordestinos. As fantasias estavam bonitas, ajudaram a contar um enredo que, no fundo, era sobre o Ceará: os escritores foram apenas pretexto.

    Publicidade

    A Ilha fez um voo baixo, mas tranquilo. Deve conseguir o direito de ficar no Grupo Especial.

    Continua após a publicidade
    Desfile da escola de samba União da Ilha no Sambódromo da Marquês de Sapucaí – 05/03/2019 (Sergio Moraes/Reuters)
    Gracyanne Barbosa, rainha de bateria da escola da samba União da Ilha, durante desfile na Marquês de Sapucaí – 05/03/2019 (Sergio Moraes/Reuters)
    Com o enredo ‘A peleja poética entre Rachel e Alencar no avarandado do céu’, a escola de samba União da Ilha desfila na Marquês de Sapucaí – 05/03/2019 (Pilar Olivares/Reuters)
    Porta-bandeira da escola de samba União da Ilha durante desfile na Marquês de Sapucaí – 05/03/2019 (Pilar Olivares/Reuters)
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.