Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Ucranianos já são segunda maior população estrangeira em Portugal

Com acréscimo de mais de 18 mil refugiados da guerra com a Rússia, a comunidade ucraniana fica atrás apenas da brasileira

Por Da Redação Atualizado em 22 mar 2022, 16h33 - Publicado em 22 mar 2022, 16h33
  • Seguir materia Seguindo materia
  • LISBON, PORTUGAL - MARCH 10: Portuguese and Ukrainian flags are displayed from the airplane cockpit as Ukrainian refugees exit the charter flight that brought them to Figo Maduro Military Airport on March 10, 2022 in Lisbon, Portugal. 267 refugees were flown in an operative organized by Ukrainian Refugees NGO in just eight days. Portugal has already received more than 5,000 requests for asylum since Russia's ground forces invaded Ukraine from several directions on February 24 within hours of President Vladimir Putin announcing his decision to launch an assault. Portugal has declared its solidarity with Ukraine and Portuguese President Marcelo Rebelo de Sousa stated his "condemnation" to Russia's "overt and flagrant violation" of international law. (Photo by Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images)
    Refugiados ucranianos chegam em Portugal. (Horacio Villalobos/Getty Images)

    Os ucranianos passaram a ser a segunda maior população estrangeira em Portugal, ficando atrás apenas dos brasileiros, que representam a maior comunidade de imigrantes no país ibérico, com mais de 210 mil pessoas.

    Segundo dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal (SEF), mais de 18 mil refugiados da Ucrânia pediram abrigo às autoridades portuguesas desde o início da invasão da Rússia ao país vizinho, em 24 de fevereiro. Com isso, sobem para 45 mil os cidadãos provenientes da Ucrânia que vivem em Portugal.

    Fugindo da guerra, a ucraniana Fanna Melnychuck, de 65 anos, desembarcou em Portugal com o sentimento de alívio, mas também de saudade de sua terra natal.

    “Vim para salvar a vida dos meus netos, mas o meu coração continua na Ucrânia”, disse a refugiada em entrevista ao jornal português Correio da Manhã.

    Continua após a publicidade

    O ministro das Relações Exteriores de Portugal, Augusto Santos Silva, garantiu que as portas do país estão abertas para os ucranianos que fogem da guerra. Ele também afirmou que há mais de 10 mil empregos disponíveis em diferentes setores para refugiados da guerra. 

    Na lista das principais nacionalidades residentes no país constam, além do Brasil e da Ucrânia, Reino Unido, Cabo Verde, Romênia, Itália e China.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.