A franquia Star Wars vem ouvindo os apelos por mais diversidade em seus filmes – os dois últimos, Star Wars: O Despertar da Força (2015) e Rogue One: Uma História Star Wars (2016) tiveram como protagonistas mulheres, negros e latinos –, mas quando o assunto é representatividade LGBT, a série deixa a desejar. Por enquanto, nenhum personagem gay, bissexual ou transgênero apareceu nos longas. Isso, porém, pode estar prestes a mudar.
O livro Leia: Princess of Alderaan, escrito por Claudia Gray, inclui uma passagem que sugere que a personagem Amilyn Holdo, que será interpretada por Laura Dern no filme Star Wars: Os Últimos Jedi, é bissexual. Segundo o site ScreenRant, no livro, Amilyn conversa com a Princesa Leia sobre relações entre pessoas de espécies diferentes. Quando Leia diz que prefere apenas humanoides masculinos, Amilyn responde: “Sério? Isso parece tão limitativo”.
O romance não deixa explícito qual a orientação sexual de Amilyn, apenas sugere que a personagem acha “limitativo” o fato de Leia gostar apenas de humanoides masculinos. Por enquanto, pouquíssimas informações sobre Os Últimos Jedi, que estreia em 14 de dezembro no Brasil, foram divulgadas e ainda não se sabe muito sobre a personagem de Laura Dern no filme. A Disney também não se pronunciou sobre o assunto.