Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Soprano espanhola Montserrat Caballé morre aos 85 anos

A diva mundial da ópera teve uma brilhante carreira de mais de meio século, com interpretações de Puccini e Verdi

Por AFP Atualizado em 6 out 2018, 11h04 - Publicado em 6 out 2018, 10h55
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Montserrat Caballé, diva mundial da ópera, faleceu neste sábado, 6, em Barcelona, ​​aos 85 anos. A soprano espanhola, que sofreu recentemente um acidente vascular cerebral, estava aposentada dos palcos há alguns anos. Segundo a imprensa local, sua internação no hospital de Sant Pau foi devido a problemas na vesícula. O motivo da morte não foi divulgado.

    O velório da cantora será no domingo às 14h00 (9h00 de Brasília) na funerária Les Corts. O funeral está marcado para segunda-feira no mesmo local ao meio-dia.

    Caballé teve uma brilhante carreira de mais de meio século, com interpretações de Puccini e Verdi. A cantora catalã dividiu o palco com Luciano Pavarotti, Placido Domingo e José Carreras, e se apresentou nos teatros mais prestigiados do mundo, tais como a Staatsoper de Viena, La Scala de Milão, a Ópera de Paris, Covent Garden de Londres, o Bolshoi de Moscou ou o Teatro Colón de Buenos Aires.

    Nascida em 12 de abril de 1933 em uma família muito modesta, teve muitos problemas econômicos que quase a obrigam a deixar a música. Graças ao patrocínio de um empresário do setor têxtil, conseguiu se formar no Liceo de Barcelona, ​​onde se apresentou mais de 200 vezes.

    Estreou na Ópera Basileia (Suíça) em 1956 com “La Bohème”, de Giacomo Puccini, e depois de viver dois anos em Bremen (Alemanha), em 1962, estreou com a ópera “Arabella”, de Richard Strauss, em seu amado Liceo. Três anos depois, conquistou Nova York quando teve que substituir Marilyn Horne em “Lucrecia Borgia” de Donizetti.

    Continua após a publicidade

    Em 1988, Montserrat Caballé surpreendeu o mundo ao gravar com Freddie Mercury, o vocalista do Queen, o álbum “Barcelona”. O single desse álbum se tornaria o hino dos Jogos Olímpicos de 1992 na capital catalã.

    Os últimos anos da vida da cantora foram difíceis por problemas de saúde (acidente vascular cerebral e uma concussão em 2012 e 2013, respectivamente).

    Homenagens

    Após a notícia da morte, muitas personalidades prestaram homenagem à artista. “De todas as sopranas que assisti ao vivo, nunca ouvi ninguém cantando como Caballé”, disse o tenor José Carreras à rádio Catalunya. O cantor catalão de 71 anos, muito próximo de Caballé, afirmou estar “muito triste” com a morte desta “artista única”, que o ajudou no início de sua carreira.

    Continua após a publicidade

    O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, lamentou a morte de “uma grande embaixadora de nosso país, uma soprano reconhecida internacionalmente”.

    A Casa Real celebrou “a melhor entre os melhores”, uma “grande dama da ópera, lenda da cultura universal”.

    Em Madri, o Teatro Real anunciou que dedicará a ela a ópera “Faust” deste sábado “como homenagem simbólica a sua grandeza”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.