Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Quatro curiosidades sobre o renascimento dos cines drive-in

Com as salas fechadas nos Estados Unidos por causa da Covid-19, as velhas atrações ressuscitaram

Por Da Redação Atualizado em 4 jun 2024, 14h20 - Publicado em 27 mar 2020, 06h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • - Em cartaz
    Com as salas fechadas nos Estados Unidos por causa da Covid-19, os velhos drive-ins ressuscitaram como opção interessante para quem quer sair de casa e ver um filme sem desrespeitar totalmente as regras do distanciamento social. Com o empurrão da pandemia, a bilheteria dos drive-ins no Texas cresceu 40%. Na foto, espectadores em seu carro assistem ao novo filme da Pixar, Dois Irmãos.

    - Passado glorioso
    O primeiro drive-in nasceu em 1933, em Nova Jersey, idealizado por Richard Hollingshead, que tinha uma conexão com carros: seu pai era empresário do ramo automotivo. A mãe era obesa e não se sentia confortável em cinemas comuns. Ele então desenvolveu um drive-in caseiro para ela no quintal, antes de ampliar e patentear a ideia. O formato se popularizou pelos EUA, chegando a mais de 4 000 cinemas do tipo nos anos 60.

    - Retomada retrô
    A força das videolocadoras a partir da década de 70 e a chegada das salas de cinema digitais, no fim dos anos 90, foram tornando o drive-in cada vez mais obsoleto. Na última década, porém, alguns deles se modernizaram, apostando no poder da nostalgia. Existem hoje, nos Estados Unidos, pouco mais de 300 drive-ins em funcionamento. Eles exibem desde lançamentos até filmes clássicos.

    - No Brasil
    Por aqui, o drive-in fez sucesso nos anos 80 e 90. Depois disso, o nome ficou associado a espaços que funcionam como motéis automotivos. O sobrevivente da espécie dentro da fórmula original é o Cine Drive-in de Brasília. Inaugurado em 1973, o cinema ao ar livre até virou filme, em 2015: O Último Cine Drive-In (disponível na Netflix). Nos anos recentes, o negócio voltou ao gosto do público nos grandes centros em projetos itinerantes.

    Publicado em VEJA de 1 de abril de 2020, edição nº 2680

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.