Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

‘Os Simpsons’ bate recorde em meio a acusações de racismo

A Fox emitiu, no domingo, o 636º episódio da história da família Simpson, superando a série western 'Gunsmoke', que chegou ao 635º em 1975, após 20 anos

Por agência France-Presse
Atualizado em 30 abr 2018, 17h00 - Publicado em 30 abr 2018, 16h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O seriado Os Simpsons bateu, neste domingo, o recorde de maior número de episódios de uma série na televisão americana, justo quando atravessa a primeira verdadeira polêmica de sua história por acusações de racismo. A Fox emitiu, no domingo, o 636º episódio da história da família Simpson, superando a série western Gunsmoke, que chegou ao 635º em 1975, após 20 anos de exibição.

    A Fox se comprometeu, no final de 2016, a emitir a série ao menos até 2019, assegurando que chegaria à sua trigésima temporada, uma marca nunca atingida na televisão americana.

    Mas o recorde chega quando a série enfrenta sua primeira grande controvérsia, enfocada no personagem de Apu Nahasapeemapetilon, dono de um supermercado e de origem indiana, ao que o ator branco Hank Azaria empresta sua voz desde o começo da série.

    O ator e comediante de origem indiana Hari Kondabolu fez um documentário, que foi emitido em novembro de 2017, com o título “The problem with Apu” (O problema com Apu), no qual denuncia os estereótipos associados ao personagem, começando por seu sotaque carregado.

    O criador de Os Simpsons, Matt Groening, e Azaria se negaram a aparecer no filme para responder perguntas sobre o assunto. Após a estreia, Azaria opinou publicamente que esta “levantou pontos muito interessantes”, mas a produção da série não reagiu até 8 de abril, no episódio 633.

    Continua após a publicidade

    Nele, Marge tenta apagar de um livro infantil que comprou todos os elementos que podem ferir a sensibilidade de alguém. Depois, lê a história para sua filha Lisa, que a acha muito chata. “O que eu posso fazer?”, pergunta Marge. “É difícil dizer”, responde Lisa, olhando para os espectadores. “Uma coisa que começou há décadas e era aplaudida e inofensiva agora é politicamente incorreta, o que se pode fazer?”, diz Lisa, voltando-se para um retrato de Apu, para o qual pisca o olho. “Algumas coisas se resolverão mais para frente”, diz Marge. “Ou talvez não”, conclui Lisa.

    Esta alusão, mal recebida por muitos observadores, aumentou a polêmica, até o ponto em que Azaria propôs, na terça-feira, deixar de fazer a voz de Apu.

    A controvérsia, no entanto, não afetou Matt Groening, que disse ter “orgulho” do trabalho feito na série em uma entrevista ao jornal USA Today publicada na sexta-feira.

    “Acho que estamos vivendo um tempo na nossa cultura em que as pessoas adoram fingir que estão ofendidas”, afirmou.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.