Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Nobel da Literatura vai para sul-coreana Han Kang

Autora é conhecida por livros intensos como 'A Vegetariana' e 'Atos Humanos', e foi eleita por sua "prosa poética que confronta traumas históricos"

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 out 2024, 08h37 - Publicado em 10 out 2024, 08h05
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Han Kang é autora de 'A Vegetariana', livro vencedor do Man Booker Prize
    Han Kang é autora de 'A Vegetariana', livro vencedor do Man Booker Prize (Jean Chung/Divulgação)

    A Academia Sueca anunciou nesta quinta-feira, 10, a escolha da autora sul-coreana Han Kang como Nobel da Literatura de 2024. Segundo a instituição, a escritora de 53 anos possui uma “prosa poética que confronta traumas históricos e expõe a fragilidade da vida humana”. Com a honraria, ela se tornou a 18ª mulher a conquistar o prêmio.

    Entre os principais títulos assinados por Han Kang estão A Vegetariana, Atos Humanos e O Livro Branco, publicados no Brasil pela editora Todavia. Sua obra é caracterizada por textos enxutos, mas impactantes, com pitadas de realismo mágico e fundo político. Em 2018, a autora falou a VEJA sobre sua inspiração para a escrita. “Nosso mundo é cheio de violência e piedade”, disse ela — leia a entrevista neste link.

    Ainda de acordo com a Academia Sueca, o trabalho da autora é caracterizado pela “dupla exposição da dor” que combina “tormentos físicos e mentais”, com uma forte conexão com os pensamentos orientais. Em seu livro mais popular, A Vegetariana, que foi adaptado pelo cinema sul-coreano, uma jovem começa a repelir carne e alimentos de origem animal. O que poderia se tornar uma trama panfletária sobre o veganismo, na mãos da autora se torna uma profunda análise sobre o machismo e sobre o que é ser humano — para além de se tornar vegetariana, a protagonista, aos poucos, almeja se tornar uma planta.

    Já no belíssimo Atos Humanos, ela relembra, com sensibilidade, um evento trágico de seu país: o massacre de Gwangju, no qual estudantes que protestavam contra o governo ditatorial do país, em 1980, foram duramente reprimidos por militares, resultando na morte de mais de 2.000 pessoas. Pela pena da autora, a história é narrada pelo ponto de vista de familiares e manifestantes, entre eles, um que conta sua versão dos fatos já no pós-vida.

    Continua após a publicidade

    Han Kang nasceu justamente em Gwangju, em 1970. Aos 9 anos de idade, se mudou para Seul com seus pais. Fruto de uma família que prezava as artes, ela se dedicou ao longo da vida à escrita e à música. Começou a carreira literária nos anos 1990, publicando poemas e contos em revistas, e conquistou fama mundial com A Vegetariana, publicado originalmente em 2007, mas premiado com o Man Booker Prize em 2015, quando ganhou uma tradução para o inglês. 

     

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.