Joia de Maria Antonieta é arrematada por 36 milhões de dólares em leilão
Itens que pertenceram à coroa francesa na época da Revolução causaram frenesi em compradores durante leilão em Genebra
Um pingente de pérolas e diamantes que pertenceu a Maria Antonieta, rainha da França decapitada pela Revolução Francesa, foi arrematado nesta quarta-feira, 14, por 36 milhões de dólares (cerca de 136 milhões de reais), em leilão da casa Sotheby’s, em Genebra.
O preço inicial do pingente único era estimado em 2 milhões de dólares.
O leilão aconteceu em um hotel luxuoso às margens do lago de Genebra, e foi palco de uma disputa febril por uma coleção de dez peças da família Bourbon Parma. O lote contava com joias fora de circulação há mais de dois séculos, que pertenceram ao Rei Carlos X, aos Arquiduques da Áustria e aos duques de Parma.
As dez peças, com valores iniciais estimados em um total de 3 milhões de dólares, acabaram sendo vendidas por um total de quase 43 milhões de dólares, disse a Sotheby’s. Um broche de diamantes avaliado em 80.000 dólares, por exemplo, foi arrematado por 1,75 milhão de dólares.
A peça de maior destaque do lote era o pingente de diamantes com uma pérola natural em forma de pera de tamanho excepcional, 26 mm x 18 mm, que a Sotheby’s disse ter sido arrematado por um comprador anônimo, sem dar maiores detalhes.
Entre os pertencer de Maria Antonieta que foram a leilão, estava também um anel com diamantes com uma mecha do cabelo da rainha.