O Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte, abre para exposição, neste sábado, as suas primeiras novidades desde novembro de 2015, quando a galeria permanente da fotógrafa suíça radicada no Brasil Claudia Andujar foi inaugurada no local. O instituto receberá, em comodato, duas esculturas de grande escala da paulista Elisa Bracher, Embrionário (2003) e Equilíbrio Amarrado (2004).
Na primeira obra, treze toneladas de troncos de madeira se apoiam e se empurram. A segunda é uma estrutura de oito metros de altura formada por blocos de mármore. As duas peças serão montadas nos jardins do parque, no chamado Eixo Laranja de Visitação.
![Equilibrio Amarrado é uma das novas obras que compõe o jardim de Inhotim](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/05/equilibrio_amarrado-foto-william_gomes-1.jpg?quality=70&strip=info&w=650)
Para os próximos anos, o Inhotim tem programada a inauguração de uma escultura do americano Robert Irwin e de duas obras da artista japonesa Yayoi Kusama. Novas exposições temporárias também devem abrir nas galerias Fonte, Lago, Mata e Praça.
O Inhotim, idealizado pelo empresário Bernardo de Mello Paz nos anos 1980 e aberto ao grande público desde 2006, é um centro de arte contemporânea ao ar livre, com galerias e obras distribuídas em uma área de 140 hectares, além de ser considerado também um jardim botânico. Em 2015, o museu chegou à marca de 2 milhões de visitantes desde sua abertura, nove anos antes. No ano passado, o Inhotim recebeu mais de 320.000 visitantes. De janeiro a março deste ano, foram mais de 73.000 visitas.
O instituto funciona de terça a sexta-feira, das 9h30 às 16h30; e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30. O ingresso custa 40 reais (20 reais a meia). Às quartas, a entrada é gratuita.
![Obra 'Beehive Bunker', de Chris Burden Obra 'Beehive Bunker', de Chris Burden](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/08/beehive-bunker.jpg?quality=90&strip=info&w=750&w=636)
![Obra 'Cardiff', de George Bures Miller e Janet Cardiff Obra 'Cardiff', de George Bures Miller e Janet Cardiff](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/08/cardiff.jpg?quality=90&strip=info&w=750&w=636)
![Obra 'Desvio para o Vermelho', de Cildo Meireles Obra 'Desvio para o Vermelho', de Cildo Meireles](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/08/desvio-para-o-vermelho.jpg?quality=90&strip=info&w=750&w=636)
![Obra 'Piscina', de Jorge Macchi Obra 'Piscina', de Jorge Macchi](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/08/piscina-2009.jpg?quality=90&strip=info&w=750&w=636)
![Obra 'Viewing Machine', de Olafur Eliasson Obra 'Viewing Machine', de Olafur Eliasson](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/08/viewing-machine-2.jpg?quality=90&strip=info&w=750&w=636)
![Obra 'Garden', de Carroll Dunham Obra 'Garden', de Carroll Dunham](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/08/garden.jpg?quality=90&strip=info&w=750&w=636)
![Obra 'Inmensa', de Cildo Meireles Obra 'Inmensa', de Cildo Meireles](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/08/inmensa.jpg?quality=90&strip=info&w=750&w=636)