Último mês: Veja por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Inès de La Fressange: “O luxo está na simplicidade”

Preparando-se para visitar a loja da sua marca no Shops Jardins, em SP, a ex-modelo, símbolo da elegância francesa, fala sobre o seu conceito de chique

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 11h39 - Publicado em 18 jun 2022, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • REVOLUÇÃO - Inès: impressionada com a atração dos jovens por peças retrô -
    REVOLUÇÃO - Inès: impressionada com a atração dos jovens por peças retrô - (Francois Guillot/AFP)

    Você sempre foi um ícone de elegância. O que é ser chique hoje? É não tentar se adequar a uma imagem de moda, mas se sentir bem naquilo que veste. O luxo está na simplicidade. Isso não quer dizer que a aparência não seja importante, mas ela deve começar na mente. Meu conselho às mulheres é “menos é mais”.

    Você adota esse princípio nas suas criações? Começo imaginando uma situação e o que gostaria de vestir. Gosto de roupas confortáveis, feitas de tecido mais sofisticado. Outro dia, procurei um tipo de moletom com zíper e não achei. Pensei: o.k., se não existe é porque posso fazer.

    Que marcas chamam sua atenção hoje? Gosto da forma como a Gucci mescla as roupas porque é muito anos 70, rock’n’roll. Também adoro o trabalho de Isabel Marant e de Guillaume Henry, da Patou. Mas nunca me visto com todas as peças de um mesmo designer. Sempre misturo com algo vintage ou novo, feito sob medida, além, é claro, de usar os modelos da minha própria marca.

    O que admira na moda atual? A valorização do vintage. Ele tem um caráter único. Vejo os jovens comprando peças retrô e colocando personalidade nelas. Isso é algo novo na história da moda, gostar mais do antigo do que da novidade. É uma verdadeira revolução.

    O futuro terá gosto de passado? Sim. As marcas devem procurar coisas que durem e envelheçam bem. O futuro será ter menos.

    Continua após a publicidade

    O que já ouviu falar sobre o presidente brasileiro Jair Bolsonaro? Ele tem uma imagem problemática na França. O jeito “naturalmente machista” dele é motivo de piada.

    Conhece o estilo da primeira-dama, Michelle Bolsonaro? Ela é desconhecida no meu país. Mas ficou marcado o que o marido dela falou sobre nossa primeira-dama, Brigitte Macron. Uma vergonha. Não se critica a idade ou a aparência da esposa do líder de um país. Isso é muito vulgar. E por que essa senhora permitiu que o marido dissesse algo assim? Como alguém pode ficar com um homem que não é um cavalheiro? É por isso que não lhe damos atenção. Todos aqui conhecem Michelle, mulher de Barack Obama, Jill, esposa de Joe Biden, e Jacinda Ardern, premiê da Nova Zelândia. Mas gente que é apenas a esposa de um famoso qualquer, como Melania Trump, não desperta interesse na França.

    Publicado em VEJA de 22 de junho de 2022, edição nº 2794

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.