Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

IMPERDÍVEL: ‘Eu Não Sou Seu Negro’ ganha força com o Oscar

Filme acompanha a vida e morte dos ativistas dos direitos civis Medgar Evans, Malcolm X e Martin Luther King Jr.

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 18 fev 2017, 08h00 - Publicado em 18 fev 2017, 08h00

O documentário Eu Não Sou Seu Negro, indicado ao Oscar 2017, tem uma história de bastidor tão interessante quanto a obra em si — e uma correlação de existência raramente vista entre literatura e cinema. Há 10 anos, o cineasta haitiano Raoul Peck adquiriu os direitos de manuscritos de um livro inacabado, escritos por James Baldwin, morto em 1987. Oito anos antes de sua morte, o escritor e intelectual americano propôs ao seu agente um ensaio sobre a história dos negros na América a partir da vida e assassinato de três amigos ativistas dos direitos civis: Medgar Evans, Malcolm X e Martin Luther King Jr. Distintos em suas visões e ações, os três lutavam por um fim em comum, e foram mortos em um espaço de cinco anos durante a década de 1960.

O livro, batizado de Remember This House, nunca saiu. Trinta páginas soltas de um rascunho foram encontradas. Peck, agora, finaliza o trabalho começado pelo escritor, com uma apurada pesquisa de imagens, usadas para completar lacunas do texto — narrados por Samuel L. Jackson. O filme, por sua vez, bebe com profundidade das ideias do autor que observa a construção das identidades negra e branca americanas. A soma resulta em um belo documentário, que caminha sem ordem cronológica desde a escravidão dos negros até Barack Obama e os dias atuais.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.