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Imagem de Virgem Maria é achada escondida em quadro de Botticelli

Análises técnicas feitas antes do leilão de "The Man of Sorrows" revelaram desenho oculto abandonado pelo mestre renascentista

Por Amanda Capuano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 11 jan 2022, 16h09

O quadro The Man of Sorrows (O Homem das Dores, em tradução literal), do renascentista Sandro Botticelli (1445-1510), irá a leilão no dia 27 de janeiro, com uma expectativa de arrecadar até 40 milhões de dólares. Para preparar a obra para a venda milionária, a Sotheby’s de Nova York, responsável pela transação, promoveu uma série de análises técnicas, entre elas um minucioso escrutínio com infravermelho que revelou algo oculto por mais de cinco séculos: a imagem de uma Virgem Maria carregando Jesus Cristo ainda bebê, escondida sob as camadas da pintura.

Em entrevista à publicação especializada The Art Newspaper, Chris Apostle, diretor do departamento de Velhos Mestres da  Sotheby’s, revelou acreditar que a imagem seja uma composição abandonada de uma “Madonna de ternura”, tipo de representação derivado da cultura grega em que Maria embala o pequeno Jesus com o rosto colado ao dele. Alguns traços da imagem são mais grossos que outros, indicando que a figura pode ter sido traçada a partir de um rascunho e depois transferida para a tela com pigmento líquido. A cabeça do Menino Jesus, no entanto, não encontra similares nos registros. “Não há réplicas do desenho em obras assinadas por Botticelli e nem em trabalhos de estúdio para o que encontramos”, conta Apostle.

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Detalhe de rosto encontrado de Man of Sorrows (Sotheby's/Art Newspaper/Reprodução)
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Imagem foi identificada ao virar quadro de cabeça para baixo (Sotheby's/Art Newspaper/Reprodução)

A identificação de rascunhos escondidos em quadros antigos não é algo incomum. Isso porque, lembra o diretor da Sotheby’s, os painéis em madeira em que se faziam as pinturas eram uma mercadoria valiosa durante o período renascentista, não sendo comum desperdiçá-los. Assim, é provavel que Botticelli tenha começado a pintar a imagem da Madonna e desistido no meio do caminho. Para não perder sua base, virou o painel do avesso e o reutilizou para pintar The Man of Sorrows. A análise ainda descobriu que o quadro segue o padrão das utilizadas durante o período renascentista, mas uma fissura no centro identifica que foi “reconfigurado em algum momento do século XX.”  O especialista explica que a peça foi “ensanduichada” em um painel mais recente.

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As imagens infravermelhas também mostram que Botticelli fez alguns ajustes na composição. A ponta de um dedo próxima à ferida aberta de Cristo foi coberta por um manto e houve uma mudança de posição da chaga. Há também evidências de que o pintor havia traçado inicialmente cabelos mais compridos e um contorno diferente dos espinhos da coroa. Outras mudanças incluem as sobrancelhas, que foram um pouco rebaixadas, além de um pequeno deslocamento do dedo mindinho de Cristo.

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