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Gravadoras apostam em clipes com letras para criar virais

Espécie de ‘videokê’ dos dias atuais, o 'lyric video' demanda baixo investimento e ajuda a minimizar as infrações de direitos autorais

Por Carol Nogueira
18 ago 2013, 08h53
Reprodução do lyric video da música Roar, de Katy Perry
Reprodução do lyric video da música Roar, de Katy Perry (VEJA)

Na última segunda-feira, a cantora Katy Perry surpreendeu os fãs com um dos videoclipes mais divertidos dos últimos tempos. Para divulgar seu novo single, Roar, a gravadora da artista desenvolveu um vídeo em que as letras da música eram mostradas em uma janela de conversa do aplicativo de celular Whatsapp. A ideia não é das mais originais, como ficou provado por um artista que havia feito um vídeo similar e acusou Katy de plágio no Twitter. No entanto, até mesmo pela “coincidência”, ela é sintomática do quanto esse tipo de clipe tem crescido como ferramenta de divulgação das músicas. Com o nome de lyric videos, ou vídeos com letras, eles geralmente são lançados ao mesmo tempo que o single e precedem um vídeo mais bem produzido da canção. Como um “videokê” dos dias atuais, trazem na tela os versos da música, para o fã cantar junto.

O conceito é simples, mas a ideia está longe de ser ingênua. Antigamente, as gravadoras levavam meses para colocar no ar um clipe superproduzido, que pode chegar a custar até 500 000 dólares – o que fazia sentido na época em que eles eram exibidos apenas na televisão, em canais como a MTV. Mas o mundo mudou. E, hoje, enquanto o vídeo oficial não sai, centenas de usuários postam no YouTube vídeos próprios das músicas de seus artistas preferidos, muitos com imagens estáticas ou montagens toscas, quase peças de contra-propaganda dos grupos e cantores. O problema é que, além da baixa qualidade, isso não é interessante para as gravadoras, que não lucram com os anúncios postados nas páginas de terceiros e teriam de empreender uma grande operação de varredura para retirar do ar, e ainda sob o risco de desagradar seus consumidores, os vídeos que infringem direitos autorais pertencentes às empresas e seus músicos.

Sim, lyric videos podem auferir lucros para a gravadora, e a custos baixos — eles custam entre 5 000 e 15 000 dólares. Se, quando saíram os primeiros, em 2012, a maioria trazia apenas as letras sobre fundos coloridos, como apresentações de Power Point, hoje eles são quase tão criativos quanto os vídeos oficiais. E, de quebra, ajudam o fã a memorizar a letra e cantá-la pelas ruas e shows, sem descuidar da identidade visual do artista. “Há uma ligação com o trabalho de cada um, uma preocupação com o conceito que o artista quer transmitir a seu público”, diz Nando Machado, diretor de marketing internacional da gravadora EMI.

Muitos produtores estão se especializando em desenvolver esse tipo de conteúdo, e alguns artistas envolvem os próprios fãs nas produções, como foram os casos de dois vídeos feitos pelas cantoras Avril Lavigne (em Rock n’ Roll) e Ellie Goulding (em Anything Could Happen), criados com conteúdo postado por fãs no Instagram. A própria Katy Perry já havia lançado outro vídeo criativo no ano passado, para a música Wide Awake, no qual a letra vai aparecendo no meio de postagens do perfil dela no Facebook. “A menção a linguagens a que o jovem está habituado, como as redes sociais, cria empatia”, diz Machado.

Brasil — Por aqui, alguns artistas começaram a apostar no formato. A gravadora Warner Music, por exemplo, já lançou quatro clipes com letras para a cantora Anitta: o do hit Show das Poderosas, o de Meiga e Abusada, o de Tá na Mira e o de Não Para. De conceito simples, os vídeos mostram apenas a letra das músicas sobrepostas a fotos sensuais da cantora. “A resposta que tivemos foi muito boa. Não é nem tanto pelo dinheiro, é mais pela divulgação”, diz Sergio Affonso, presidente da Warner. A gravadora Sony Music também já produziu dois para a boyband brasileira P9 (My Favorite Girl e Love You in Those Jeans) e para o grupo Oba Oba Samba House (Nem Mais nem Menos), cada um feito por uma produtora diferente.

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Pensando nisso, a empresa de vídeos Vevo montou uma produtora em seu escritório no Brasil, que completa um ano neste mês, onde já fez vídeos para o grupo Jota Quest (da música Só Hoje, para o Dia dos Namorados) e para a cantora Paula Fernandes (Um Ser Amor). “Achamos melhor criar a nossa própria linguagem do que contratar uma produtora diferente para cada vídeo que quiséssemos fazer. Esse tipo de vídeo é a evolução natural da mídia, porque, hoje em dia, o YouTube serve quase como um rádio para as pessoas. Às vezes, elas montam uma playlist e só escutam, não veem o vídeo, então, para o artista é interessante ter tudo seu ali com qualidade boa e não apenas o single”, afirma Fátima Pissara, diretora geral da Vevo no Brasil.

Abaixo, conheça alguns exemplos criativos de lyric videos.

Katy Perry – Roar

O vídeo do novo single da cantora é um dos mais criativos dos últimos tempos, com a letra aparecendo em formato de uma conversa no aplicativo de mensagens Whatsapp.

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Katy Perry – Wide Awake

Antes de usar o aplicativo de celular Whatsapp em um lyric video, Katy já havia lançado um clipe em que a interface do Facebook era a base. As letras da música aparecem entre posts de verdade feitos pela cantora em sua página na rede social.

Jason Mraz – 93 Million Miles

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Os versos da música aparecem em placas na estrada, no capô de um Fusca e na porta de ferro que fecha uma loja, imagens que servem de metáfora para a canção, que fala sobre afastamento e distância.

Maroon 5 ft. Wiz Khalifa – Payphone

A história é contada em formato de história em quadrinhos, com a letra inserida em balões de diálogo.

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Boys Like Girls – Be Your Everything

Bastante criativo, é feito com um “come-come”, também chamado por algumas pessoas de “unha de gato”, aquele origami de papel usado em brincadeiras de adivinhar o futuro ou tirar a sorte. 

Taylor Swift – We Are Never Ever Getting Back Together

O vídeo emprega a técnica de animação stop motion, em que objetos são inseridos em movimento, para aplicar a letra da música sobre lugares diversos, como um caderninho, um teatro de fantoche, uma máquina de escrever e um disco de vinil, objetos evocados pela voz de Taylor.

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Anitta – Show das Poderosas

No caso de Anitta, a opção foi por mostrar as letras em cima de fotos sensuais da cantora, que combinam com o teor da música da “poderosa”.

Fun. – One Foot

O vídeo todo faz referência ao nome da música (“Um pé”, em tradução direta), mostrando as letras entre as pisadas de um par de sapatos também coberto de palavras da canção.

Avril Lavigne – Rock N Roll

O clipe com letra do novo single de Avril Lavigne foi montado com frases e pequenos vídeos de fãs da cantora postados no Instagram, todos acompanhados de versos transcritos ou com os próprios fãs cantando a música.

Ellie Goulding – Anything Could Happen

A cantora também montou seu lyric video com a ajuda de fãs, a partir de um concurso feito no Instagram. A diferença é que, neste caso, o fã tinha que montar o vídeo sozinho.

Jota Quest – Só Hoje

Feito pela Vevo no Brasil para o Dia dos Namorados, o vídeo traz a letra do hit do grupo acompanhada de desenhos românticos.

Paula Fernandes – Um Ser Amor

Produzido pela Vevo no Brasil, o vídeo da cantora mostra vários desenhos que combinam com a temática da canção. 

P9 – You’re My Favorite Girl

O lyric video feito para o primeiro single da boyband brasileira é bem simples, traz só a letra em fontes e fundos diferentes.

Oba Oba Samba House – Nem Mais Nem Menos

Ao contrário da música, o vídeo é bastante criativo, feito com técnica de “stop motion”, e mostra a letra sendo escrita com várias canetinhas de cores diferentes em um caderno. Também usa técnicas de scrapbook.

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