Festival ‘É Tudo Verdade’ se torna evento classificatório para o Oscar
Mostra sediada no Brasil foi selecionada pela Academia de Hollywood como filtro para concorrentes ao prêmio de documentário
O É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, que este ano aconteceu em abril, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, foi selecionado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood como evento classificatório para a categoria de documentário do Oscar.
Ao todo, 28 festivais pelo mundo foram escolhidos como filtro, entre eles grandes eventos como o de Cannes e Berlim. Os longas-metragens de não-ficção que saírem vencedores dos festivais se qualificam automaticamente para disputar uma vaga entre os que vão concorrer ao Oscar no ano seguinte.
Já entram na nova regra os premiados da edição 2018, que devem apenas se inscrever na disputa. O vencedor na categoria nacional foi Auto de Resistência, de Natasha Neri e Lula Carvalho, que acompanha casos de homicídios cometidos pela Polícia Militar do Rio de Janeiro, e entra em cartaz no país nesta quinta-feira.
Saiu vencedor na categoria internacional o dinamarquês O Distante Latido dos Cães, de Simon Lereng Wilmont, filme que mostra o cotidiano de crianças que vivem no leste da Ucrânia, onde são comuns ataques do exército russo.
Desde 2015, o festival já é classificatório para a categoria de documentário curtas-metragens.