Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Dois contos de horror arrepiantes e inteligentes para ler antes do Halloween

Celebrada no último dia de outubro, a data é reservada para histórias sobrenaturais que podem, também, refletir sinas do mundo real

Por Thiago Gelli Atualizado em 30 out 2024, 11h13 - Publicado em 28 out 2024, 09h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Com menos de uma semana para o Dia das Bruxas, o Halloween, os mais dedicados fãs da literatura macabra podem ainda ler algum dos vários romances que a compõem — os mais atarefados, por outro lado, não precisam espremer um calhamaço inteiro nos poucos dias que restam na temporada de doçuras e travessuras. A todo ano, afinal, a lista de contos de horror apenas aumenta, dos clássicos de Edgar Allan Poe a expoentes contemporâneos que hoje chegam às prateleiras em diversas coletâneas. A editora Companhia das Letras, por exemplo, trouxe duas ao Brasil em 2024: Quem Vai Te Ouvir Gritar: Uma antologia de horror negro O Dia Escuro, focado na produção de autoras brasileiras. Delas, dois contos breves e arrepiantes foram disponibilizados a VEJA:

    Olho Imprudente, de N. K. Jeminsin
    Livro: Quem Vai Te Ouvir Gritar, de vários autores (vários tradutores; Suma; 328 págs.; 84,90 reais e 39,90 em e-book)

    Organizada por John Joseph Adams e pelo cineasta Jordan Peele, de Corra!NósNão! Não Olhe!, a obra agrega histórias de 20 escritores, todos representantes da vertente do gênero voltada a reinterpretar as vivências da população negra como tramas fantásticas. Em Olho Imprudente — a primeira delas —, a americana N. K. Jeminsin acompanha o policial negro Carl Billings, adepto ao costume antiético de agredir as pessoas que intercepta em patrulhas rodoviárias. O personagem entra em espiral quando um supervisor branco passa a vigiá-lo de perto e um vídeo de uma de suas paradas viraliza. Ao mesmo tempo, é atormentado por visões de olhos. Em entrevista ao New York Times, a autora explicou a fascinação: “O olhar negro é a perspectiva daqueles que estão sempre sob vigilância, de quem os próprios olhos podem ser fatais após encarar alguém do jeito errado. Muitos de nós morremos assim”.

    Página: /

    Chorona, de Natércia Pontes
    Livro: O Dia Escuro, de várias autoras (Companhia das Letras; 232 páginas; 79,90 reais e 39,90 em e-book)

    Continua após a publicidade

    Também composta por 20 textos, esta coletânea organizada por Fabiane Secches e Socorro Acioli foca na experiência das mulheres em sociedade — à moda de recentes sucessos do gênero no cinema como A SubstânciaPisque Duas Vezes. Em Chorona, a cearense Natércia Pontes narra o diálogo interno de uma mãe que se afunda em pensamentos intrusivos após ouvir, por acaso, a canção mexicana La Lllorona, inspirada na história de uma mulher que teria matado os filhos para se vingar de um adultério. Atormentada pela ideia, a protagonista passa a relembrar outras infanticidas da ficção, como Medeia e Maria Farrar, de Bertolt Brecht. Quanto mais pensa no assunto, porém, mais revela sobre seu sinistro subconsciente.

    Página: /

    Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.