Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

‘BBB18’: Paula beira a xenofobia na tentativa de chegar à final

‘Sou brasileira raiz’, diz a ex-jogadora de vôlei, ao defender sua permanência contra a Família Lima no último paredão desta edição

Por Maria Carolina Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 17 abr 2018, 12h20 - Publicado em 17 abr 2018, 09h27

“Por que você deve estar na final do BBB18? Três, dois, um é seu”, diz Tiago Leifert, dando a deixa para que a ex-jogadora de vôlei Paula faça a sua defesa, depois de ser indicada por Kaysar, o último líder desta edição do Big Brother Brasil, para o derradeiro paredão do reality show da Globo neste ano, na noite desta segunda-feira. As primeiras palavras da paulista são: “Bom, Tiago, eu sou brasileira raiz”.

A mensagem é clara: quero o prêmio e, assim, desbancar Kaysar, um refugiado sírio que sequer deveria estar neste programa de nome “Brasil”, como a própria Paula e o já eliminado Wagner chegaram a sugerir durante esta edição do BBB. Kaysar deveria participar do Big Brother Síria, chegaram a dizer, em uma estratégia de jogo que resvala na xenofobia, a aversão ao estrangeiro, em um país que tem a mítica imagem de acolhedor.

É um jogo duro e parece motivado pela força de Kaysar: ele quer trazer os pais da Síria, país que está em guerra há anos e acaba de ser bombardeado pelos Estados Unidos de Donald Trump, e instalá-los no Brasil.

Para fazer frente ao apelo do sírio e provar que é uma brasileira “raiz”, Paula fala justamente em guerra em sua defesa. “Sou neta de um ex-combatente da Segunda Guerra”, continua, para em seguida afirmar que seus pais são “trabalhadores”.

O Big Brother Brasil é um jogo, é fato. As pessoas fazem acordos, dissimulam, omitem táticas em busca do prêmio de 1,5 milhão de reais, isso já é mais ou menos aceito pelo espectador. Basta lembrar que o programa vai para o seu 19º ano. Mas caminhar pelo terreno da xenofobia, talvez na tentativa de atingir uma parcela do público inclinado à discriminação, parece um passo arriscado. Enquetes na internet, aliás, sugerem que Paula sai hoje. E está fora da final.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.