Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

‘BBB16’ tenta recuperar audiência com elenco de ‘gente comum’

Programa aposta em participantes entre 19 e 64 anos de origens e trajetórias distintas para recuperar o público perdido

Por Heloísa Noronha
19 jan 2016, 15h25
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Previsto para entrar no ar às 22h20 desta terça-feira, na Rede Globo, o reality show mais famoso do Brasil pretende fazer valer a promessa não cumprida na edição anterior: cativar o público com um elenco de “gente comum”, ou seja, de pessoas que possam causar empatia e identificação no telespectador, ao contrário do manjado casting de saradões e bonitonas de sempre.

    Publicidade

    Dos doze participantes selecionados para a estreia, cinco são “trintões”. A estudante Munik e a youtuber Maria Cláudia, de 19 anos, são as Lolitas da vez, enquanto a jornalista Harumi, aos 64, ostenta o status de jogadora mais velha de todas as edições. Vivências diferentes, personalidades assumidamente fortes e o estresse do confinamento compõem o quadro necessário para os conflitos que todos dizem detestar, mas que ninguém deixa de participar (nem de assistir). E, embora a emissora não confirme, há a possibilidade de mais quatro candidatos entrarem na casa nos próximos dias.

    Publicidade

    Leia também:

    ‘BBB16’ começa nesta terça. Relembre os maiores podres da edição anterior

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Antes da estreia, participantes do ‘BBB16’ já soltam pérolas

    Relembre os casais do ‘BBB’ que sobreviveram ao fim do reality

    Publicidade

    O mix etário do BBB16, segundo o diretor-geral da atração, Rodrigo Dourado, vai provocar mudanças nas tradicionais provas do programa, principalmente nas de resistência. Algumas serão realizadas em grupo, com etapas que envolverão também esforço mental. Trata-se de uma maneira de manter todos os brothers em condição de igualdade na disputa.

    No mais, a rotina da casa continua a mesma: provas do líder, do anjo e da comida, paredões aos domingos e eliminações às terças. Como é de praxe, paredões e eliminações surpresa podem ocorrer. Os moradores serão vigiados por mais de setenta câmeras, 24 horas por dia. O último a sair, daqui a três meses, embolsa o prêmio de 1,5 milhão de reais.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Apesar das cenas calientes entre os casais Talita e Rafael e Aline e Fernando (e, posteriormente, do mesmo com Amanda), o BBB15 amargou índices baixos ao longo de toda a edição. A final registrou a terceira pior audiência entre os últimos episódios de todas as edições do programa (as outras ruins aconteceram em 2012 e 2014). Foram 27 pontos no Ibope, sendo que cada um equivale a 67.000 domicílios na Grande São Paulo.

    Se a identificação com o público acontecer, tais números podem aumentar. Seja qual for a audiência, porém, uma coisa é certa: a Globo continua faturando – e muito – com o programa. As seis cotas de patrocínio, que dão direito a comerciais de 30 segundos nos intervalos e nas chamadas, devem render à emissora uma receita bruta de 190 milhões de reais. Além disso, a Globo negocia ações de merchandising e comerciais avulsos, o que deve somar mais de 300 milhões de reais. Alguém ainda duvida que vai haver uma 17ª edição?

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.